A esse ponto, quem é fã de um bom MMORPG já deve estar sabendo muito bem que Black Desert Online promete ser um dos títulos mais revolucionários do gênero. Afinal de contas, com um mundo tão cheio de possibilidades e denso como esse, fica difícil não querer entrar de cabeça nele e cair na pancadaria contra soldados, orcs e outras criaturas medievais mágicas.

É claro que, por outro lado, um game tão diferente dos MMORPGs comuns pode deixar muita gente sem saber por onde começar – ou resultar em muitos jogadores saírem perdendo por seguirem os métodos dos MMOS normais. Mas não se preocupem: o pessoal da Red Fox entrou em contato com o TecMundo Games e nos deu a tarefa de criar uma lista com várias dicas do que fazer para começar sua aventura com tudo e aproveitar cada mecânica oferecida.

Vale lembrar também que já fizemos uma matéria explicando as bases de Black Desert Online, como as classes disponíveis, o mundo do game e seu sistema de criação de personagens extremamente personalizável. Se você ainda não leu, é só clicar aqui, dar uma conferida e voltar para cá.

1. Matar monstros é só uma parte da aventura

Em primeiro lugar, é importante deixar claro que matar monstros nem de longe é a única atividade disponível em Black Desert. O game também conta com uma tonelada de profissões para seu personagem evoluir, que podem ajudar consideravelmente a conseguir alguns recursos extras – incluindo dinheiro e até mesmo itens. São elas:

  • Manufatura: com os materiais coletados em suas viagens, você pode criar novos itens para usar ou vender, como lingotes de ferro ou cobre, armas e armaduras;
  • Pescaria e Coleta: usando ferramentas simples como varas de pesca, picaretas e afins, você pode coletar inúmeros recursos naturais espalhados pelo mundo para vender ou mesmo transformar em itens manufaturados;
  • Comércio: todos os bens coletados e criados por você podem ser vendidos e negociados tanto com NPCs quanto com outros jogadores através dos mercados e vendedores espalhados pelo mundo;
  • Domação: além de encontrar cavalos pelo mundo e poder domá-los para si, o jogador ainda pode treiná-los, achar montarias melhores e procriá-los para ter proles de maior qualidade – ou mesmo vendê-los para outras pessoas;
  • Culinária: carnes, frutos e outros itens podem ser usados para a criação das mais variadas receitas. Estas podem tanto dar buffs quanto melhorar seus atributos e até ser vendidas;
  • Habitação: com dinheiro suficiente, um personagem pode comprar uma casa para ter onde morar. Esta pode tanto ser usada para realizar atividades de manufatura quanto ser decorada para que seu herói dê uma boa relaxada;
  • Alquimia: semelhante à culinária, a alquimia permite que o jogador combine misturas de diferentes materiais para criar poções de cura, buffs e outros efeitos variados. Fica para você decidir entre usar isso em seu personagem ou vender para outros aventureiros.

Independente da escolha feita, é importante lembrar que isso toma recursos preciosos de energia, tempo e materiais de seu personagem. Logo, é bom pensar bem no que focar suas atividades durante a aventura.

2. Missões não são tudo...

Outra grande diferença de Black Desert Online em comparação aos MMOs é que você não vai apenas andar por aí seguindo de um NPC com aviso de quest na cabeça para outro. Isso porque cumprir a maioria das missões do game não garante experiência em si para o jogador: no lugar disso, ele recebe um número de pontos de “experiência em contribuição”.

Assim, com exceção das missões oferecidas pelo “Espírito Negro” (um dos principais NPCs encontrados na aventura), sua principal maneira de evoluir é pela boa e velha matança de monstros. O que é uma ótima notícia, convenhamos, em um game que traz um sistema de combate tão diferente do comum em um MMO e com batalhas tão divertidas.

No lugar de evoluir seu personagem com missões, Black Desert Online incentiva a evolução pelo combate

Aproveitando o assunto, vai aqui uma dica: caçar à noite recompensa o jogador com mais pontos de experiência. No entanto, os monstros também se tornam mais fortes, então é bom pensar duas vezes antes de correr para campo aberto quando o Sol se põe.

3. ... Mas ajudam bastante

Isso não quer dizer, é claro, que as missões do game não têm valor na jogatina. Muito pelo contrário: caso saiba utilizá-las corretamente, elas podem fazer toda a diferença para acelerar seu crescimento no game, mesmo que não na forma de níveis.

Em resumo, a maioria das quests de Black Desert Online premia o jogador com “Pontos de Contribuição”. O que você pode fazer com eles? Muita coisa, na verdade. Isso porque esses pontos funcionam de maneira semelhante a uma moeda especial na jogatina, permitindo a aquisição de vantagens únicas: NPCs que servem de funcionários, investimentos em rotas de comércio e redes de produção, compra de casas e até a criação de novas lojas.

Basicamente, opções não faltam para que o jogador melhore sua experiência – seja garantindo um aumento em sua renda, ganhando mais espaço em seu inventário, otimizando suas profissões escolhidas ou simplesmente garantindo um bom lugar para descansar.

4. Atenção para sua energia

Não pense, no entanto, que você vai poder simplesmente sair por aí fazendo tudo o que deseja e se tornar um mestre em todas as artes. Black Desert traz para cada personagem um sistema de pontos de energia, que limita as mais variadas ações que seu aventureiro pode realizar. Falar com NPCs, criar itens, coletar recursos, pescar e até melhorar seus atributos e habilidades custa energia preciosa, que demora a recarregar.

Novamente, a ideia aqui é priorizar o que mais importa na jogatina. Caso tente evoluir todas as suas habilidades ao mesmo tempo, seu personagem vai demorar consideravelmente para crescer, então o melhor é começar com aquilo que parece mais útil para seu estilo de jogo. Da mesma forma, investir em alimentos e até em um bom descanso para seu avatar pode ajudar a recuperar essa pontuação  se você quiser manter seu personagem sempre apto a fazer mais do que simplesmente entrar em combate.

5. Explorar recompensa – e muito

É aí que o game traz uma de suas sacadas mais geniais: explorar não recompensa o jogador apenas com novos inimigos, batalhas épicas, níveis de poder ou mesmo tesouros, mas também com conhecimento.

Não estamos falando no sentido abstrato da palavra, é claro, mas de um sistema que aumenta os limites de energia de seu personagem. A cada nova coleção de conhecimentos que ele completa, como o número de inimigos de um local ou os NPCs espalhados em toda uma cidade, seu avatar é premiado com uma expansão equivalente, fazendo com que ele possa aguentar muito mais tarefas do que antes.

Simplesmente explorar o mundo, falar com NPCs e conhecer novos lugares recompensa o jogador

Assim, recomendamos que você saia por aí e não tenha medo de conferir absolutamente todo e qualquer cantinho do mapa que chamar sua atenção. Se algo de interessante surgir no minimapa, ir até lá pode resultar em muito mais do que uma batalha contra monstros.

6. Não fazer nada também vale a pena

Não precisa se preocupar em ficar muito para trás dos outros caso você tenha um ritmo mais lento durante a jogatina. Black Desert Online também pensa naqueles que costumam dar longas pausas entre suas sessões no MMO, dando opções para deixar a jogatina “seguindo” sem sua atenção.

Quer um exemplo disso? Então é só colocar seu personagem perto de um ponto de pesca e deixar o jogo rodando enquanto vai dar aquela pausa: seu avatar vai automaticamente lançar uma linha e começar a pescar. A eficiência é menor do que controlando seu personagem a pegar peixes, mas ainda garante uma evolução em seus níveis de pescaria e também pode dar lucro com o que você conseguir.

Mesmo não fazer nada no game garante ao jogador pontos de energia e até uma ocasional evolução de habilidades

Já para aqueles que não querem perder sua atenção apenas andando de uma cidade à outra, basta selecionar um ponto no mapa onde deseja ir e usar a tecla T para que seu personagem vá até lá sozinho, evitando obstáculos e perigos. Caso ande a pé, seu herói ainda vai chegar lá com melhorias na estamina; levando uma carroça de carga, por outro lado, é possível transportar suprimentos para garantir mais algumas moedas de ouro.

Esses são só alguns casos, obviamente. Deixar seu personagem descansando no game dá a ele mais pontos de energia, enquanto seus funcionários só trabalham durante o período que você estiver logado. Se você não tem motivos de sobra para ficar com o MMO sempre aberto depois disso tudo, não sei mais o que vai.

7. Montarias são úteis e lucrativas, se você conseguir cuidar delas

Diferente da maioria dos MMORPGs, Black Desert Online não vem para facilitar sua vida na hora do deslocamento – afinal, esse ainda é um mundo medieval, com apenas uma pitada de magia. Isso quer dizer que não há os tão usados sistemas de Viagem Rápida: no lugar disso, você deve atravessar todo o caminho do mapa à pé, o que significa uma longa travessia, mesmo utilizando os mecanismos de movimentação automática.

Prefere uma opção um pouco mais eficiente? Nesse caso, a dica é domar cavalos que, como falamos lá no começo do texto, se espalham por todos os cantos do cenário. É possível encontrar diferentes raças e variedades desses animais, cada um contendo atributos únicos para você escolher.

A parte mais interessante aqui é que esses animais não se limitam a apenas isso. Você também pode colocar armadura neles para protegê-los de ataques e, com treino suficiente, ensinar-lhes vários truques ou até torná-los companheiros de batalha para combates montados. O investimento é grande, mas as recompensas valem a pena.

É importante notar, no entanto, que você deve se preparar um bocado com os cuidados necessários com uma criatura dessas. Deixar sua montaria descuidada para explorar o mundo pode resultar em um animalzinho extremamente vulnerável a ataques inimigos ou mesmo em sua morte para outros monstros, enquanto gastos com curas e itens para manter a estamina do cavalo alta é algo que nem todos vão querer pagar de início.

8. Para jogar com os amigos

Pode parecer óbvio demais dizer que Black Desert Online foi feito com a jogatina multiplayer em mente – afinal, esse é um MMO. Mas esse game traz muitos incentivos para quem investir na jogatina em grupo.

Para começar, jogar com os amigos aumenta drasticamente a experiência adquirida nas caçadas de monstros (além das chances de um chefão deixar seus itens caírem, visto que as porcentagens não diminuem em grupo). Então, você vai querer fazer todas as suas principais missões com o máximo de pessoas que puder.

Com tantas vantagens de experiência e itens, você vai querer se aventurar no game em grupo

Outra questão especialmente interessante são as guildas. Normalmente sendo apenas uma maneira de juntar seus companheiros em um só grupo, em Black Desert Online participar delas é incrivelmente recompensador, pois você recebe um salário diário dos cofres da guilda e alguns buffs passivos que otimizam sua jogatina.

9. Aproveite o mundo

Todos os itens acima culminam em um ponto em comum: Black Desert Online não é apenas um jogo de cumprir missões e matar monstros como qualquer outro. Há uma tonelada de elementos diferentes para conhecer e explorar, tão profundos que poderiam oferecer um game inteiro só para ele.

Logo, quer sair por aí como um aventureiro e livrar o mundo do mal descendo a pancada em cada monstro que surgir? Sim, isso é possível. Prefere ganhar sua vida como um modesto ferreiro? Também há espaço para tal neste MMO, assim como para quem quer se tornar um mestre mercador e acumular riquezas com o complexo sistema de investimentos do game.

Black Desert Online é um MMORPG como nenhum outro. Resta a você encontrar a maneira como melhor aproveitá-lo

Aproveitar cada mecânica para tornar Black Desert Online um cenário ainda mais vivo ou focar apenas na simplicidade dos MMORPGs comuns fica para você decidir. Mas não faltam opções para adaptar esse mundo ao seu gosto.

10. Muito mais está por vir

É importante notar, por fim, que Black Desert Online ainda promete uma tonelada de novidades. Assim como em sua versão internacional, o game deve receber diversas novas classes (paladinos, domadores de monstros, ninjas e novos tipos de mago são alguns exemplos), trabalhos e mecânicas para ser conferidas.

Isso sem falar nas possibilidades de criar novos personagens para especializar em áreas completamente distintas. Visto que cada classe tem seu estilo de luta, por exemplo, você pode ter uma jornada completamente diferente da anterior ao começar um novo herói.

Resumindo: você tem motivos de sobra para voltar a explorar o mundo de Black Desert mesmo depois de ter conseguido chegar ao ápice da aventura.

Prepare-se para a aventura!

Como já deve ter ficado mais do que claro, não faltam motivos para você se interessar pelo que está à espera em Black Desert Online. Então, nesse caso, é só se preparar.

Isso porque a RedFox Games vai lançar seu título oficialmente no dia 12 julho em território brasileiro, às 6h da manhã. Compradores em pré-venda do Pacote Lendário, porém, vão ter acesso à jogatina duas semanas antes, em 28 de junho, seguido do Pacote Prime, no dia 5 de julho, e o Pacote Limitado, em 9 de julho.

Antes de jogar, é claro, recomendamos dar uma conferida nos requisitos do game logo abaixo. Lembrando que você também pode ver ainda mais informações através do site oficial do Black Desert Online ou pela fanpage brasileira do título:

Configurações mínimas

  • Windows 7 32 bit
  • Intel Core i3 530 de 2,9 GHz
  • 4 GB de memória RAM
  • NVIDIA GeForce GTS 250 | GeForce 9800 GTX | AMD Radeon HD 6770

Configurações recomendadas

  • Windows 8 64 bit
  • Intel Core i5 650 de 3,2 GHz
  • 6 GB de memória RAM
  • NVIDIA GeForce GTX 650 | AMD Radeon HD 7770

Vale notar também que o game possui diferentes pacotes de pre-order, cada um oferecendo diferentes vantagens – incluindo acesso antecipado em até duas semanas e vários itens extras. Você pode conferir mais sobre eles clicando aqui.

.....

Este é um publieditorial patrocinado pela RedFox Games