Se jogos de tiro nasceram para serem jogados no PC, precisamos concordar que há um grande número de games que simplesmente não foram feitos para o teclado e o mouse. O fato é que um controle de console sempre acaba salvando a jogatina de muitos aficionados do Steam e Origin, não é mesmo?

Pensando nisso, elaboramos uma lista de excelentes jogos que fazem você sofrer no teclado, mas que acabam proporcionando uma experiência bem mais gratificante quando conduzidos no controle. De títulos de plataforma para jogar com os amigos até aventuras de mundo aberto, confira agora os games que ficam muito, mas muito melhores com o nosso querido joystick.

1. Ultra Street Fighter IV

Afinal, quem nunca jogou Street Fighter na infância? Pois é, amigão, naquela época, a moda era esmagar botões para tentar aplicar hadoukens e shoryukens. É bom lembrar que nossos pais sofriam todo mês comprando controles reservas – já que quebravam com frequência – para piorar as nossas bolhas nos dedos.

2. Towerfall Ascension

Esqueça campanhas extensas e com um enredo de tirar o fôlego. Towerfall Ascension é você e seu amigo “contra a rapa”. O jogo exige reflexos rápidos e ações minuciosamente calculadas, portanto, para desbravar os níveis 2D recheados de criaturas mágicas sem frustração, um joystick é essencial. 

3. Rayman Legends

Ao lado de Rayman Origins, podemos afirmar que Rayman Legends é um dos melhores jogos de plataforma 2D já criados. O título transborda criatividade nos desafios e conta com um trabalho de arte esplêndido, características que o fazem ser divertido e empolgante. As más línguas dizem que jogar Rayman Legends no teclado faz com que sua nota passe de 95 para 32... Vai entender, né?

4. Rogue Legacy

Jogos que geram cenários randomicamente foram feitos propositalmente para complicar a vida dos jogadores. Em Rogue Legacy, você vai controlar um guerreiro com habilidades e defeitos – como um personagem com gigantismo, por exemplo – para encarar monstros bizarros que habitam um castelo. Se o título já é difícil quando controlado com o analógico – dê preferência aos direcionais do controle –, você já imaginou como fica no teclado? Não queira saber.

5. Dark Souls: Prepare To Die Edition

Se em Dark Souls você já morre incessantemente jogando no controle, no teclado essa tarefa fica praticamente impossível. Conduzir todas as ações do personagem com as teclas certamente vai frustrar uma experiência já complexa e que requer muita técnica. Nem cogite tentar se aventurar com os periféricos da sua máquina, afinal, você não só morrerá como também desejará chutar o seu PC para longe.

 6. Brothers: A Tale of Two Sons

Brothers é um jogo com uma bela história e uma jogabilidade única. Mesmo em sua versão de PC, ele foi projetado para ser aproveitado com um joystick utilizando, é claro, os analógicos. Ele preenche a nossa lista por ser o exemplo ideal de um game que pode e deve ser jogado no PC e que vai fazer o seu teclado ficar empoeirado no canto da mesa.

7. Batman: Arkham City – Game of the Year Edition

A cidade de Arkham não é a mesma sem um joystick. Controlar o homem-morcego utilizando teclado e mouse pode ser uma tarefa árdua – destinada apenas para os gamers masoquistas. O combate, um dos melhores dos últimos tempos, foi certamente projetado para ser apreciado no controle, afinal, ele exige reflexos rápidos e o bom e velho esmagamento de botões.

8. Guacamelee! Gold Edition

No papel de Juan, um poderoso "luchador" apaixonado, Guacamelee! é um excelente jogo de plataforma à la Metroid focado na exploração e, é claro, na pancadaria desenfreada entre o lutador mascarado e os diversos seres bizarros que habitam o mundo dos mortos. Com uma jogabilidade rápida e que requer reflexos rápidos em muitos momentos, é um título que merece ser degustado com um controle conectado ao PC.

9. Super Meat Boy

Com um nome que claramente homenageia a consagrada série do bigodudo mais famoso da Big N, em Super Meat Boy você controla ninguém menos do que um pedaço de carne ambulante. No decorrer da trama, você vai praticar acrobacias mirabolantes para ultrapassar os mais de 300 níveis disponíveis.

O ritmo frenético proposto pela Team Meat faz com que o título seja uma experiência bem mais divertida no controle, afinal, se com um joystick você já vai morrer igual louco, imagina no teclado...

10. The Witcher 2: Assassins of Kings Enhanced Edition

Confesso que minha mão coçou repetidamente para colocar The Witcher 2 no primeiro lugar da lista. É claro que há inúmeros títulos que poderiam fazer parte da nossa seleção, mas, como precisamos escolher grandes jogos que caem bem no joystick, nada mais justo do que acrescentar a jornada épica de Geralt.

Podemos afirmar com toda certeza que The Witcher 2 é um dos melhores RPGs da geração passada. Tanto pela sua trama inspirada nas marcantes obras de Andrzej Sapkowski (um icônico escritor polonês) como pela sua mecânica de combate em tempo real, que mescla elementos de ação e estratégia, a aventura da CD Projekt Red é complexa demais para ser apreciada no teclado.

Diz aí o que faltou!

Concordando ou não com alguns títulos da lista, o fato é que sempre vai faltar algum jogo que para você deveria ter sido listado. Por isso, nós gostaríamos de saber a sua opinião: qual grande jogo de PC é perfeito para ser jogado com um joystick?