Vamos ser sinceros: não é todo o gamer que tem grana para poder comprar qualquer lançamento que chega ao mercado. Mas isso nem de longe quer dizer que os menos financeiramente favorecidos precisam ficar sem poder jogar novos títulos, já que o mercado está lotado de jogos grátis – e a lista continua crescer a cada dia.

Pensando nisso, o TecMundo Games criou uma lista com algumas sugestões de games divertidos espalhados pelo Steam, a PSN e a Xbox Live que muitos de vocês deveriam dar uma chance, mas provavelmente conhecem. Aproveitando isso, vale aquela dica: jogos como Dota 2 e League of Legends ficam de fora mesmo sendo free-to-play, justamente por dispensarem recomendações.

Dito isso, confira nossa lista.

1- Blacklight: Retribution

Não podíamos começar essa lista sem um bom exemplo dos tão amados multiplayers FPS. Blacklight: Retribution vem para oferecer aos jogadores tiroteios online em um cenário futurista, com direito a mechas e armas que parecem sair de filmes scifi. Junto disso, você ainda tem a chance de customizar seu soldado ao extremo para deixa-lo perfeito para seu estilo, o que é muito bem-vindo em um game como esses.

2- EVE Online

Quer algo um pouco diferente de um simples jogo de tiro multiplayer? Então EVE Online pode ser a alternativa certa – desde que você tenha vontade de ser o capitão de uma nave espacial no maior estilo de Star Trek.

Nesse MMORPG, você vai explorar novos mundos, coletar riquezas, fazer alianças (e inimigos) e entrar em batalhas colossais contra milhares de outros jogadores – algumas vezes, ao mesmo tempo. E nós não estamos exagerando.

3- Happy Dungeons

Não se deixe enganar pela cara colorida e infantil de Happy Dungeons. Este exclusivo do Xbox está recheado de batalhas malucas contra monstros em uma aventura onde você e seus amigos devem trabalhar juntos no papel de guerreiros, magos e outros heróis; tudo para conseguir achar tesouros valiosos em masmorras e usar eles para matar mais monstros.

Como o vídeo acima deixa bem claro, o game é absurdamente frenético, maluco e descompromissado, mas faz um bom trabalho para incentivar o trabalho em equipe – com direito a partidas multiplayer locais. Logo, essa pode ser a opção perfeita para juntar seus amigos e gastar algumas horas engraçadas.

4- Hawken

Batalhas nervosas entre times de mechas armados até os dentes. Esse é o melhor jeito de resumir Hawken, um multiplayer online onde cada jogador toma o controle de robôs gigantes para ver quem é melhor. Com partidas entre times e no clássico todos contra todos, a ideia é uma só: monte um mecha com o melhor conjunto de armas que puder e abuse das armas e habilidades de esquiva do robô para sobreviver.

Deve ficar bem claro, a esse ponto, que Hawken não é nenhuma grande novidade para o gênero de tiro. Mas acredite quando falamos que você dificilmente vai achar um game free-to-play tão bonito quanto esse – ao menos não um que coloque os jogadores em brigas com mechas.

5- Let It Die

Quem diria que, depois de tantos fracassos, Suda51 iria voltar com um game tão interessante? Neste RPG de ação exclusivo do PS4, você deve simplesmente tentar chegar ao topo de uma torre, usando todas as suas habilidades e equipamentos encontrados em sua jogatina.

Obviamente isso é muito mais fácil na teoria do que na prática, já que cada andar de Let it Die é recheado de inimigos fortíssimos e desafiadores. Mas pode seguir sem medo de ficar cansado de apanhar dos adversários: esse game segue o sistema clássico dos dungeon crawlers, criando uma nova torre a ser explorada sempre que você perder seu personagem.

6- Magic Duels

Já para aqueles que preferem um bom e velho cardgame, Magic Duels é praticamente obrigatório. O jogo é um dos mais consagrados da história em seu gênero, colocando dois jogadores para se enfrentarem em duelos de sorte e estratégia no papel de magos poderosíssimos.

Só o fato de o game contar com dezenas de milhares de cartas diferentes já dá uma boa ideia nas possibilidades para suas partidas. O desafio aqui, é claro, está em conseguir os cards certos para criar o deck perfeito.

7- Neverwinter

Neverwinter é outro game que vem para reviver uma franquia de jogos famosa. Este MMORPG 3D promete deixar muitos fãs dos clássicos RPGs de mesa babando, não apenas por se passar no mundo de Dungeons & Dragons, mas também por permitir que você controle várias classes icônicas do game e enfrente alguns dos monstros mais temidos desse universo.

8- Paladins: Champions of the Realm

Fãs de Overwatch que não possuem grana para ter o game, conheçam sua alternativa ideal. Paladins traz exatamente o que o aclamado multiplayer de tiro da Blizzard oferece, com combates entre times que pedem trabalho de equipe para usar as habilidades únicas de seu herói. A diferença é que, no lugar de ciborgues, você vai encontrar uma tonelada de personagens com poderes mágicos.

9- Paragon

Prefere um pouquinho mais de seriedade e realismo do que Overwatch ou Paladins podem oferecer? Então a resposta é apostar em Paragon. A ideia você já conhece: coloque uma tonelada de personagens com poderes diferentes para se enfrentarem em batalhas entre times. Mas este game aposta em uma cara muito mais adulta e combates ainda mais estilosos, que prometem momentos épicos em cada partida.

10- Smite

Cansado daqueles MOBAs tão parecidos uns com os outros? Pois Smite promete oferecer exatamente isso. Além de colocar os jogadores para se enfrentarem no controle de deuses mitológicos como Zeus, Odin, Shiva e muitos outros, o game é o único do gênero a apostar em uma câmera diferente, colocando você para enfrentar seus inimigos em terceira pessoa.

O resultado, como você já deve imaginar, são batalhas ainda mais desafiadoras, pois o ângulo de visão o impede de ver todo o campo facilmente. Por outro lado, ele dá muito mais precisão para seus golpes, facilitando seu jogo na hora de evitar ataques ou de mirar poderes.

11- Team Fortress 2

É claro que o pai de metade dos multiplayers de tiro online não poderia ficar de fora dessa lista. Mesmo com tantos anos nas costas, Team Fortress 2 continua firme e forte, com sua proposta incrivelmente simples e batalhas divertidíssimas onde cada jogador deve utilizar as habilidades únicas de seu personagem para ajudar sua equipe.

12- Tree of Savior

Procurando um MMORPG com aquele estilão de Priston Tale ou Ragnarok, mas com uma jogabilidade atualizada para os dias de hoje? Então Tree of Savior é a pedida certa para você. Trazendo cenários detalhados de cair o queixo, o game segue o estilo dos RPGs online clássicos, em que você deve subir níveis matando monstrinhos e juntar os amigos para lutar com chefões absurdamente poderosos.

13- Trove

Que tal juntar seus amigos em um mundo com cara de Minecraft e entrar em aventuras cheias de perigos e tesouros? É exatamente isso o que Trove vem trazer, colocando os jogadores em um MMO medieval mágico repleto de segredos, masmorras, equipamentos, batalhas épicas contra monstros e, é claro, possibilidades para construção.

14- Warframe

Destacando-se na lista por seus gráficos de ponta, Warframe coloca você e outros três jogadores no controle de aliens-insetos em missões desafiadoras para acabar com alienígenas inimigos em um shooter em terceira pessoa cheio de golpes estilosos. Então pode chamar seus amigos e se preparar para muitos tiros, corridas na parede e deslizadas por baixo das pernas dos adversários enquanto faz eles de picadinho com sua katana scifi.

15- World of Tanks

Para fechar nossa lista, não podíamos deixar de fora um dos games mais bem sucedidos do mercado free-to-play até hoje. A ideia não poderia ser mais simples: colocar vários tanques para se enfrentarem em batalhas repletas de explosões. Não precisa ser mais complicado do que isso para muito gamer querer dar uma chance a World of Tanks, não é não?

.....

Obviamente, esses não são nem de longe os únicos games grátis interessantes para essas plataformas. Por isso, perguntamos: que outros jogos vocês acham que deviam entrar nessa lista? Deixem suas opiniões nos comentários; com sorte, suas dicas nos ajudam em uma próxima matéria como essa.