Qual foi o seu jogo do ano em 2016? Certamente, as respostas serão bem pessoais e distintas uma das outras nos comentários, afinal, trata-se de gosto. Assim como você, os veículos de games também têm seus prediletos e sempre elegem os seus títulos e fazem a própria premiação, mas com uma diferença: muitos jogos são observados ao longo do ano e passam por uma seleção de critérios para concorrer.

Quase todo site ou revista faz isso anualmente, incluindo o TecMundo Games. Mas a premiação mais conhecida e tida como oficial, foi a atual The Game Awards, que já se chamou Spike Video Game Awards, também conhecida pela abreviação VGA, ou VGX, quando o canal de TV saiu de vez da organização.

Atualmente, denominado TGA, o evento ocorre sempre no fim do ano e pertence a Joffey Keighley, que foi o apresentador da antiga VGA por mais de dez anos. O programa de TV foi envolvido em diversas decisões controversas e acusado de ter vendido a sua opinião mais de uma vez. Porém, querendo ou não, ele é considerado o maior do ramo.

Por conta desse período de existência da VGA, que surgiu em 2003, a sétima geração de video games foi perfeita para a nossa lista de Game of the Year, que abraçou Wii, Xbox 360 e PS3, de 2006 a 2013. Confira!

Vencedor de 2006: The Elder Scrolls IV: Oblivion

De todos os anos, 2006 é uma singularidade na competição pelo pódio de Game of the Year. Nesse período, a sétima geração estava ganhando força, mas a sexta ainda estava muito presente na indústria. Por conta disso, a nomeação foi dividida meio a meio, com Elder Scrolls IV: Oblivion e Gears of War de um lado, e Guitar Hero 2 e Okami do outro.

O interessante é que um jogo musical competiu com uma franquia de RPG enorme, e um game estreante como Okami, que, mesmo com ótimas críticas e indicações, não teve boas vendas, ganhou um destaque bem grande. Mas não teve jeito e Elder Scrolls foi um nome de peso para a concorrência, levando o título em 2006.

Oblivion se deu bem em 2006

Vencedor de 2007 – Bioshock

Outro ano atípico para a premiação. De praxe, RPGs sempre têm preferência na hora de levar o troféu, já que, por certo ponto de vista, são jogos mais longos, completos ou diversificados. Porém, mesmo com Mass Effect chegando ao mercado, Halo 3 voltando para fechar a trilogia que deixou todo mundo ansioso e The Orange Box trazendo todos os Half-Lifes e mais aos consoles, não teve como, pois havia outro game ainda mais incrível.

Bioshock levou o prêmio com folga, acobertando os jogadores em crepúsculo submerso. São raras as vezes em que um FPS leva o título, mas o game da Irrational Games liderou o pódio em 2007. Afinal, Bioshock é tão bom assim? O que você acha, dez anos depois?

Bioshock levou em 2006

Vencedor de 2008 – GTA IV

Durante a história da VGA, uma coisa ficou clara. Sempre que um game da Rockstar está competindo, ele leva com folga. Sem dúvidas e probabilidades de dar errado, toda santa vez a produtora se dá bem, e em 2008 não foi diferente. Grand Theft Auto IV era esperadíssimo pelos fãs, afinal, era a primeira vez que a série mais amada da história chegaria à então nova geração.

E não deu outra. LittleBigPlanet passou longe, Gears of War 2 tentou mais uma vez e nada, Fallout 3 foi espetacular e falhou e Metal Gear Solid 4 foi uma obra-prima que também fracassou em ganhar o prêmio. Parabéns, GTA.

Niko Bellic levou o caneco para casa

Vencedor de 2009 – Uncharted 2: Among Thieves

Apesar de 2009 ter tido excelentes games, não foi o ano com o maior número de jogos históricos. De uma forma ou de outra, a competição foi levemente apertada, pois o vencedor, Uncharted 2, teve que bater de frente com Assassin’s Creed II, tido como um dos melhores da franquia, Batman: Arkham Asylum, CoD Modern Warfare 2, uma das sequências mais aguardadas da história, e Left 4 Dead 2. Além disso, foi uma das únicas vezes que um jogo exclusivo levou o troféu.

Foi a primeira e única vez que um exclusivo levou o prêmio

Vencedor de 2010 – Red Dead Redemption

Rapaz… O que 2009 não teve de competição acirradíssima, 2010 compensou. Call of Duty: Black Ops, considerado um dos melhores da franquia, God of War 3, o final da saga de Kratos, Halo: Reach e Mass Effect, também tido como o melhor de sua franquia. Um outro detalhe de 2010: Mario Galaxy 2, do Wii, foi aclamadíssimo pela crítica, porém não foi um candidato. Mas você se lembra o que a gente disse da Rockstar agora há pouco. Pois é.

Não tem jeito. Se a Rockstar está na parada, as chances dos outros diminuem. E não deu outra. Para Red Dead Redemption, uma das melhores obras da década, ganhar a VGA de 2010 foi mais fácil que platinar The Order: 1886. Tem algum outro que você acha que merecia mais? Deixa seu comentário aí para a gente.

A epopeia de John Marston encantou uma geração inteira

Vencedor de 2011 – The Elder Scrolls V: Skyrim

Sem dúvidas, 2011 teve bons jogos competindo no pódio do VGA, mas a Bethesda apresentou um game que conquistou muitos jogadores: Skyrim. O quinto título da franquia The Elder Scrolls – que muitos nem sabiam que se tratava de uma continuação – teve que lutar contra Batman: Arkham City, The Legend of Zelda: Skyward Sword, Portal 2 e Uncharted 3, mas a escolha foi certeira e sem grandes dúvidas dessa vez.

Skyrim foi tão popular que tem gente até hoje que não sabe que se trata de uma franquia

Vencedor de 2012 – The Walking Dead

De todos os anos de premiação da VGA, 2012 foi um dos mais atípicos, para não dizer o mais inesperado de toda a história. Nesse ano, a seleção variava entre grandes e pequenos, colocando de igual para igual games como Journey, Dishonored, Mass Effect 3 e Assassin’s Creed III, todos bem chamativos.

Porém, quem levou o troféu foi The Walking Dead: The Game, da Telltale, por conta da narrativa e decisões incríveis que o título oferecia aos jogadores. Mas muita gente discordou da premiação de 2012, que foi recheada de polêmicas, como a decisão de não colocar Diablo 3, Borderlands 2 e, principalmente, Halo 4 para disputar a principal categoria. Sem dúvidas, um ano bem conturbado. Além disso, Max Payne 3 finalmente foi o título que fez a Rockstar não subir ao pódio. Concorda com a escolha de The Walking Dead?

Você acha que Walking Dead merecia o jogo do ano?

Vencedor de 2013 – Grand Theft Auto V

A Rockstar pode não ter levado em 2012, mas em 2013 a premiação pegou fogo. Bioshock Infinite, Super Mario 3D World, The Last of Us e Tomb Raider tentavam conquistar o troféu do ano, mas seria uma missão quase impossível, pois um competidor favorito entrava em cena: o esperadíssimo Grand Theft Auto V, que ganhou com um pé nas costas.

GTA é GTA e não teve para ninguém em 2013

...

Essa foi a lista da sétima geração de títulos que arrecadaram o prêmio supremo do Video Game Awards, que corresponde ao Oscar dos jogos. Quais desses games você experimentou? Você gostou de ver isso em vídeo e em texto? Está curioso para saber quais foram os outros das demais gerações e anos passados? Comente aí qual deles você gostaria de ver em nosso próximo conteúdo. Como sempre, estamos abertos a críticas e sugestões.