aprovado

reprovado

vale a pena?
Quando a primeira versão de Grand Theft Auto saiu, muitos ficaram chocados. Roubar carros, matar policiais e assaltar bancos era algo que provavelmente nunca ninguém havia imaginado ver em um jogo só. A polêmica aumentou com o sucesso do jogo e, quando GTA3 foi lançado em 2001 para PlayStation 2, a série obteve uma popularidade nunca imaginada antes. Foi considerado por muitos, inclusive, o melhor lançamento do ano. Vice City, seu sucessor, lançado em 2002, obteve sucesso equivalente.

Porém, o maior passo que a série Grand Theft Auto tomou foi, sem dúvida, o lançamento de San Andreas em 2004. Além de roubar carros e explodir viaturas policiais, o jogo de ação em terceira pessoa apresenta uma trama polêmica, que envolve tráfico de drogas, guerra entre gangues, corrupção policial e até conspiração política.

Grand Theft Auto San Andreas é, tanto para fãs de longa data da série quanto para jogadores não familiarizados, um jogo que prende a atenção do início ao fim. Mesmo com o sucesso dos 2 últimos jogos da série, San Andreas está muito a frente dos seus antecessores. Os produtores mantiveram os pontos fortes do jogo, como as intermináveis perseguições e os incríveis tiroteios, contudo as novidades em relação aos títulos anteriores são tão numerosas quanto impressionantes.

Voltando a Los Santos

Desta vez, você está na pele de Carl Johnson, também conhecido como CJ, que se depara com uma situação difícil quando volta à sua terra natal após 5 anos vivendo em Liberty City. Sua mãe foi assassinada e seu irmão, Sweet, luta com suas últimas forças para manter a Grove Street Family — sua gangue — ainda ativa. Mesmo com os esforços de Sweet, tudo parece perdido. Muitos morreram e muitos se renderam aos traficantes locais. Quando a situação fica desesperadora, você entra em ação.

O enredo do jogo é incrível, com personagens fascinantes e uma história intrigante com muitas surpresas. São ao todo 98 missões ao longo do gigantesco mapa, que contém 3 cidades principais — Los Santos, San Fierro e Las Venturas — e uma vasta zona rural com estradas, florestas, montanhas, desertos e cidades menores.

O mapa de San Andreas é claramente inspirado na costa oeste dos Estados Unidos. Em Los Santos, por exemplo, você pode caminhar pela calçada da fama e passar pelo letreiro de Vinewood (Hollywood), deixando claro a referência da cidade à Los Angeles, assim como em San Fierro, onde pode-se visitar o famoso Pier 39 e Chinatown — San Francisco — e Las Venturas, que, recheada de cassinos, faz alusão à Las Vegas.

Apesar do tamanho do mapa, os desenvolvedores conseguiram tornar o jogo rápido. O cenário carrega à medida que o jogador o percorre, dando sensação de liberdade imensa ao jogador, que é acentuada pela possibilidade de explorar o cenário à vontade entre uma missão e outra, utilizando todos os recursos que o jogo oferece. Há, inclusive, a possibilidade de efetuar missões extras como roubar casas ou apostar corrida para ganhar dinheiro, aumentar os atributos ou simplesmente passar o tempo.

Juntando alguns trocados

As missões extras são tão divertidas quanto incontáveis, podendo se passar até horas executando-as sem cansar. As corridas, por exemplo, que são acessadas em uma lista em determinado local de cada cidade, possuem cada uma um trajeto diferente e um veículo específico. O jogador pode escolher desde corridas de carro esporte até corridas de kart.

Outra missão extra interessante é a burglar, que consiste em arrombar casas enquanto as pessoas dormem com a finalidade de roubar objetos de valor como aparelhos de som e televisores. No final da noite, CJ deve levar a van — veículo específico para essa missão — a uma garagem para obter os lucros.


Outra forma de se divertir em San Andreas é jogando os mini games, que não são exatamente missões extras, mas, em alguns casos, podem gerar algum dinheiro para Carl. É o caso do snooker, em que o jogador pode apostar uma quantia em dinheiro por partida.

Outro mini game que vale a pena conferir é a competição de lowrider — carros favoritos dos membros das gangues latinas de Los Santos—, no qual o jogador, usando suspensão hidráulica, deve subir ou descer a suspensão conforme a música. Outros mini games menores podem ser jogados também, como fliperamas, arremessos de basquete e black jack. Eles ajudam Carl, seja rendendo-o algum dinheiro ou simplesmente ajudando-o a manter a forma.


Por ar, terra ou água

Você ficava irritado quando estava fugindo da polícia e acabava caindo no mar em GTA 3 ou GTA Vice City? Então pode ficar tranquilo pois CJ, diferente dos protagonistas das versões anteriores, sabe nadar e mergulhar. Além disso, assim como nas outras versões, você também pode controlar embarcações diversas como lanchas e iates.

Outra novidade é a inclusão de bicicletas ao acervo de veículos. Assim como com as motos, você pode empiná-las, usando o peso de CJ para se equilibrar. Há também a possibilidade de pular com ela, desviando assim possíveis obstáculos ao longo do percurso. Os veículos aéreos foram a principal adição. Pode-se pilotar aviões e helicópteros, basicamente, porém há vários modelos de cada. CJ pode pilotar desde aviões de passeio até os mais modernos aviões de guerra, equipados com mísseis guiados remotamente.

Aliados ou inimigos?

Um dos pontos mais fortes de San Andreas é sem dúvida o enredo, com personagens vivos, cada um com uma personalidade diferente. À medida que a história se passa, você conhece-os melhor, descobre seus defeitos e virtudes e, principalmente, se pode confiar ou não neles. Os principais personagens são:

Carl Johnson, mais conhecido como CJ, é o protagonista da trama. Ao longo da história se revela um homem de valor, sempre disposto a dar a vida pelos seus amigos. Possui uma personalidade pré-definida, apesar disso suas habilidades e aparência são determinadas pelo modo como você joga. Sweet é seu irmão mais velho que, revoltado com a situação em que sua família e amigos estão submetidos, faz de tudo para conseguir que sua gangue (Grove Street Family) cresça novamente. Quando Carl chega a Los Santos, Sweet não o respeita, pois acha que na primeira oportunidade ele voltará para Liberty City. Porém, ao longo da história, Carl ganha seu respeito e admiração.

Big Smoke é um homem gordo e simpático que sempre faz comentários estranhos. Membro da Grove Street Family e amigo de longa data de CJ e Sweet, é o único a recepcionar bem Carl no primeiro momento. Por motivos desconhecidos, Big Smoke não vive mais em Grove Street. Ryder é um velho amigo de Carl, também membro da Grove Street Family. Tem uma personalidade forte, é uma pessoa difícil de se lidar. Seu humor é muito instável.

Kendl, a irmã mais nova de Carl, é uma pessoa justa, ponderada. Está sempre disposta a apoiar os irmãos nos seus negócios, contudo não suporta que a reprimam por namorar Cesar Vialpando, um mexicano membro da gangue Varrios Los Aztecas. Cesar, apesar de ser membro de outra gangue, ao longo do jogo se revela um aliado muito importante e ganha gradativamente o respeito de Carl e Sweet. Faz de tudo para protejer Kendl e está sempre disposto a ajudar nos negócios da família.

Tempenny é um policial corrupto que, junto com Pullaski — seu parceiro —, inferniza sua vida desde as primeiras cenas do jogo até as cenas finais. Carl é submisso à eles por vários motivos, mas isso muda ao decorrer do jogo.

Capacidades físicas impressionantes

Partindo do princípio que toda ação tem como conseqüência uma reação — assim como quando CJ comete algum crime a polícia o persegue — em San Andreas, diferente das outras versões de GTA, você pode alterar sua aparência e seu desempenho aumentando os atributos de Carl. Se CJ come demais, fica gordo, entretanto, se come pouco, fica fraco. Você pode freqüentar uma academia, deixando-o forte e aumentado sua resistência física. Se você costuma nadar, dirigir ou andar de bicicleta, a habilidade na respectiva função aumenta.

Isso designa ao jogador as tarefas triviais de um ser humano no dia-a-dia, pois é preciso alimentar-se, exercitar-se, namorar e divertir-se com seus amigos — mesmo que seja apenas dando uma volta pela cidade com um lança-mísseis nas costas. Até mesmo estilos de lutas marciais diferentes podem ser aprendidos, contanto que CJ tenha um nível ótimo no quesito força.

O atributo mais importante é o respeito. Você pode aumentá-lo completando as missões, conquistando territórios ou até matando policiais. Quanto maior for o nível de respeito de Carl, mais membros ele pode recrutar para completar as tarefas em que é necessário ajuda.

Outra novidade é a possibilidade de comprar roupas em diferentes lojas — cada uma com um estilo diferente — e deixar Carl Johnson no seu estilo. Se você precisar de um corte novo de cabelo, pode ir à barbearia, ou se quiser uma tatuagem, ir a um estúdio. As roupas, corte de cabelo e até as tatuagens podem aumentar seu nível de respeito e sex appeal — sendo este um quesito alimentado principalmente pelas namoradas e outras mulheres de Carl.

Até os carros podem ser personalizados em San Andreas. Há diferentes garagens para personalizar veículos de estilos diferentes. Em Los Santos, por exemplo, você pode levar um carro lowrider para mudar a pintura, rodas, som, colocar suspensão hidráulica e assim por diante. Já em San Fierro, o forte são os carros de corrida, nos quais você pode acoplar aerofólios ou nitro (NO²).

Armamento de peso

Ao longo do mapa, pode-se encontrar ao todo 47 itens, entre eles 32 armas de diferentes categorias. Entre os outros itens estão os presentes, que podem ser dados às namoradas de Carl, e itens diversos que o ajudarão em algumas missões.
  • Armas de punho — Punho, Soco Inglês
  • Armas Brancas — Taco de Beisebol, Pá, Taco de Sinuca, Katana, Taco de Golfe, Cassetete, Faca, Pé de Cabra, Serra Elétrica
  • Pistolas — 9mm, 9mm com silenciador, Desert Eagle
  • Shotguns — Chrome Shotgun, Sawnoff Shotgun, Spaz Shotgun
  • Metralhadoras — MP5, Tec-9, Micro SMG
  • Rifles — AK-47, M4, Sniper Rifle, Country Rifle
  • Armas Pesadas — Rocket Launcher, Flame Thrower, Heat Seeking, Vulcan Minigun
  • Explosivos — Granada, Coquetel Molotov, Gás Lacrimogêneo, Satchel Charges
  • Presentes — Flores, Dildos, Vibradores
  • Outros Itens — Extintor, Câmera, Spray, Detonador, Jetpack, Night Vision Googles, Infrared Googles, Pára-quedas, Celular, Skate

Aparência nada inovadora

As diferenças entre GTA San Andreas e seus antecessores, Vice City e GTA 3, são poucas. Elas são mais perceptíveis nas cores e contrastes do que pela qualidade dos modelos em si. Por causa do extenso cenário de San Andreas, às vezes o jogo traz alguns problemas gráficos e bugs pequenos, mas nada que possa atrapalhar a diversão.

Um outro aspecto relevante é o gráfico pesado para computadores mais modestos. Aqueles com placas de vídeo como ATi Radeon 9200 ou GeForce 5200 terão dificuldades ao rodar o jogo em qualquer configuração que não seja a mínima.

Trilha sonora perfeita para um drive-by

Como o jogo conta com um gângster como protagonista, nessa versão da franquia não poderia faltar uma rádio para tocar rap. A rádio Los Santos toca grupos como NWA, Snoop Doggy Dogg, Eazy E, Ice Cube, por exemplo. Toots And The Maytals, Rage Against The Machine, Soundgarden, Guns N' Roses e Stone Temple Pilots são outros artistas de peso que fazem parte da trilha sonora do jogo.

No total são 11 rádios que podem ser ouvidas enquanto se dirige: WCTR (radio de discussão), Master Sounds 98.3 (groove), K-Jah West (reggae), CSR (swing), Radio X (rock/alternativo), Radio Los Santos (rap gângster), SF-UR (house), Bounce FM (funk), K-DST (rock clássico), K-Rose (country) e Playback FM (hip-hop clássico).

Andando por San Andreas

Ao caminhar pelas cidades do jogo, pode-se notar diversas paisagens, desde montanhas, planícies, rios e o mar, até desertos, guetos e outros ambientes urbanos característicos da costa oeste dos EUA. As construções são bem detalhadas e diversas, assim como as pessoas que habitam o lugar, variando de acordo com a região da cidade. Ao visitar lugares no campo, entram-se colheitaderas, "cowboys" e tratores, e ao andar por Vinewood, é fácil encontrar estúdios de cinema e mansões exuberantes.

Os controles são os mesmos conhecidos pelos usuários do PC, o jogador se movimenta usando o teclado e controla a visão do personagem com o mouse, o que oferece uma pequena vantagem ao mirar nos inimigos quando comparado a versão do Playstation 2.

Incontáveis horas de diversão

Enfim, GTA San Andreas traz todos os elementos que fizeram de seus antecessores um verdadeiro sucesso, assim como os bons aspectos da jogabilidade em um novo enredo com uma nova estética.

Além disso, o game incorpora diversas outras características à já surpreendente fórmula, algumas delas nunca vistas ou agrupadas em um jogo só, entre elas, podemos citar a personalização dos atributos físicos protagonista e de seus veículos. Assim sendo, as possibilidades dentro do game são inúmeras, mesmo após o término da história principal.


Para entusiastas da série, portanto, não é preciso mencionar o quanto este título é essencial. Já para quem nunca jogou ou se interessou por Grand Theft Auto, esta versão realmente tem o potencial para mudar ou formar opiniões. Indiscutivelmente o melhor título da franquia lançado até então!