aprovado

reprovado

vale a pena?
Quando o assunto é ação/plataforma, é impossível deixarMariode lado. O legado do bigodudo fã de lasanha para o mundo dos video games é algo simplesmente assustador. Simplicidade e praticidade são dois aspectos que brilham nos títulos que focam as aventuras do encanador. A criatividade de Shigeru Miyamoto foi colocada à prova e, felizmente, os resultados foram espetaculares.

Foram anos da mais pura diversão em consoles como Super Nintendo e Nintendo 64. Depois disso, foram criados outros títulos com base na turma de Mario, mas poucos trazem a nostalgia da mesma maneira que New Super Mario Bros. Wii traz. O game revigorado da "Big N" é uma benção para quem possui um console de sétima geração da empresa.
It's a me, Yoshi!
 

Extremamente semelhante com New Super Mario Bros. para Nintendo DS, este jogo tenta combinar os pontos mais marcantes na história do personagem italiano — tanto na jogabilidade quanto na ambientação — e apresentar um conjunto fenomenal de protagonistas cativantes, cenários vibrantes e muita, mas muita diversão.

Ao que tudo indica, os desenvolvedores atingiram os objetivos com sucesso. A combinação de elementos foi criada com maestria, fazendo com que os gamers (até mesmo os iniciantes em Mario) se sintam à vontade com a brilhante (e simples) fórmula tão conhecida por muitos. E, quanto o assunto é Mario tradicional, o Wii oferece um desempenho mais que satisfatório.

Novidades?

Muitas. Somente o fato de que este jogo herda diversas características de vários jogos de Mario é o suficiente para que jogadores de todo o globo fiquem arrepiados. A famosa divisão por mundos, a trama clichê (sim, a princesa está novamente em perigo), a jogabilidade espetacular... Tudo isso está de volta, mas de uma forma muito mais atraente.

Lava e terror? Até parece... Em certos momentos, o jogador precisa fazer uso da sensibilidade de movimentos do Wii Remote para obter sucesso. A Nintendo cuidou para que o game encaixasse perfeitamente com o potencial do Nintendo Wii. Quem joga New Super Mario Bros. Wii pode perceber isto, mas movimentar rapidamente o controle é algo que ocorre a quase todo o momento para os que gostam de superar os obstáculos com um pouco mais de dinamismo.

Outro item de fundamental importância que impressionou jogadores e críticos antes mesmo do lançamento do título é o modo cooperativo. Que tal chamar três amigos e tentar salvar uma princesa em apuros no controle de dois cogumelos andantes e dois encanadores? Para quem tem um conhecimento básico em Mario, isso é um forte motivo para conhecer o que este emocionante game da Nintendo tem a oferecer.



Aprovado

Do que nós gostamos


É Mario!

É extremamente difícil não se encantar com a simplicidade da ação. Não é de hoje que o estilo da jogabilidade de Mario conquista a atenção de diferentes gamers e críticos. Este game apenas traz à tona o melhor da série Super Mario e adiciona alguns elementos capazes de embasbacar aqueles que já têm intimidade com a fórmula.

E qual o segredo para tamanho sucesso? Praticidade nos comandos? O inegável charme artístico? Bem, é difícil eleger apenas um aspecto como o responsável pela estrondosa repercussão que o encanador italiano gerou no mundo dos video games, já que a franquia conta com uma quantidade impressionante de pontos fortes, por mais simples que seja a jogabilidade.
Mario e sua turma
 

Modos alternativos

Além de contar com a um modo principal envolvendo oito mundos e muita ação em perspectiva de visão lateral (o famoso "side-scrolling"), New Super Mario Bros. Wii possui outras formas de diversão. Pois é, os modos Free-For-All e Coin Battle servem como caminhos alternativos para quem não quer perder muito tempo com a progressão do modo principal de jogo.

O Free-For-All permite que o jogador escolha um dos níveis liberados até o momento (sim, há algumas fases mais avançadas que são disponibilizadas) e tente fazer a melhor pontuação com cinco "vidas" iniciais. Enquanto isso, o modo Coin Battle faz com que os gamers briguem pela melhor pontuação com base na quantidade de moedas coletadas em um determinado cenário.

Heranças de todos os antecessores

As similaridades com outros games que contam com a ilustre presença do fã de lasanha são incríveis. Há momentos nos quais você pode pensar que está jogando Super Mario 64 em vez de New Super Mario Bros. Wii. "Pular e sentar" em inimigos e blocos é uma combinação de movimentos bastante empregada no tão aclamado game para Nintendo 64. O mesmo vale para a coleta de moedas vermelhas e outras ações.

Um pinguim de bigode A própria interação com os cenários e os elementos presentes neles trazem a nostalgia de maneira inevitável para os fãs. Passagens secretas, plataformas deslizantes, combos de pontos quando vários inimigos são derrotados consecutivamente, superfícies deslizantes de gelo, mastros no fim de fases (pule no ponto mais alto deles e ganhe uma "vida"), cogumelos que oferecem bônus variados, estrelinhas que deixam os personagens indestrutíveis por um curto período de tempo, blocos "POW"...

Simples, divertido, completo e... Divertido!

Por mais que a dinâmica da jogabilidade seja um pouco mais lenta do que aquilo que é presenciado em alguns jogos de Mario, o game é recompensador e atiça bastante os reflexos do jogador. Por exemplo: com a Propeller Suit ou com um bloco dotado de hélices, Mario é capaz de planar brevemente caso o jogador chacoalhe o Wii Remote.

Já a Penguin Suit faz com que Mario se fantasie de pinguim, atire nos inimigos com bolas de neve e possa mergulhar de barriga, destruindo tudo à frente. Enfim, as diferentes possibilidades envolvendo pulos duplos, pulos com apoio em paredes (ótimos para evitar quedas mortais), uso de itens antes das fases (adquiridos através de Power-Up Panels, por exemplo) e criação (e destruição) de blocos de gelo em plena água são fenomenais.

Ainda mais envolvente

A interação com a sensibilidade de movimentos do Wii Remote é um dos pontos fortes da jogabilidade revigorada. Muitos sistemas de mira (como no 1-Up Blast, no qual o gamer controla canhões para tentar ganhar "vidas" extras), por exemplo, são controlados através da movimentação do controle.

Certas plataformas só podem ser controladas dessa maneira, testando a paciência e a precisão do jogador. Nem mesmo as flores dos ambientes escapam da interação com os movimentos do Wii Remote. Como? O vento é capaz de movimentar as plantas e gerar moedas para Mario. São esses detalhes que chamam a atenção de muitos críticos dos video games.
Girando o Wii Remote
 

Às vezes, é interessante adotar o "espíritoSonic" na tentativa de rapidamente passar de fase. Entretanto, se você estiver com problemas e essa tática também não der certo, o game oferece um Super Guide — guia de ajuda — que pode facilitar a experiência.

Alguns itens são muito engraçados. Um dos melhores exemplos é o cogumelo azul, que deixa os personagens minúsculos. Percorrer os ambientes no controle de protagonistas ainda menores que o normal é algo muito interessante.

Jogando até enjoar

Os extras de New Super Mario Bros. Wii valem muito a pena. Descobrir os atalhos das fases é uma atividade capaz de ocupar bastante o tempo do jogador. A grande quantidade de Star Coins (moedas especiais, semelhantes às estrelas de Super Mario 64; lembrando que algumas só podem ser coletadas com o auxílio de itens) espalhadas pelas fases oferece desafios muito interessantes para quem pretende dominar inteiramente a jogabilidade do título.

Além disso, assistir os Hint Movies — adquiridos com Star Coins — é muito bom. Os pequenos clipes não só oferecem dicas preciosas de obtenção de Star Coins e caminhos alternativos em algumas fases, como estimulam os gamers a realizarem movimentos incríveis através da exibição de cenas inacreditáveis de jogabilidade cooperativa.

Até quatro malucos na tela

Falando em modo cooperativo... Um dos aspectos mais expressivos do game é a chance de superar obstáculos ao lado de até três amigos. O que você acha de brigar contra os mais diferentes inimigos ao mesmo tempo em que combina movimentos alucinantes com companheiros próximos a você?

Cuidado com o Yoshi! É importante reforçar que o uso de itens no mapa vale para todos os protagonistas controlados. Além disso, é possível escapar da morte durante as fases através de um comando que coloca o personagem em uma bolha que pode ser mais tarde estourada por um companheiro. É claro que o game não permite que todos os personagens fiquem dentro de bolhas ao mesmo tempo. Se isso acontecer, nenhuma "vida" é perdida, mas a fase deve ser reiniciada.

Em outras palavras, o multiplayer facilita bastante a superação das etapas. Ainda assim, a diversão é muito intensa quando mais de um jogador participa da ação. Quando quatro jogadores assumem os controles, então, o caos toma conta e o riso é praticamente inevitável.

Para o deleite visual dos fãs

As animações do jogo mostram que os desenvolvedores da versão para o Wii cuidaram para que os ambientes e as ações dos personagens ficassem extremamente familiares aos fãs. Tudo conta com muita qualidade, mesmo considerando o baixo poder de processamento gráfico do console em comparação com outras plataformas da mesma geração.

Na realidade, é a junção entre o trabalho de arte expressivo e o estilo de aplicação de cores que chama a atenção de muitos. Mais uma vez, é a simplicidade das texturas e dos efeitos que conquista os fãs. Jogar um game de Mario não é contemplar gráficos detalhados com tecnologias de ponta, mas sim correr e pular em ambientes cativantes.

Ambientação sonora? Fenomenal!

Os diferentes temas musicais contam com variações muito interessantes no game. É um prazer escutar músicas familiares que herdam acordes e sequências de notas provenientes de sucessos do encanador. A trilha sonora definitivamente não deixa a desejar.

 

Quando o assunto é ambientação, os elogios permanecem. Os sons são limpos e definitivos na tão conhecida fórmula. Detalhes sensacionais podem ser conferidos pelos jogadores, como a presença de aplausos assim que o gamer realiza um feitio espetacular (como adquirir uma vida através de combos de pontos, por sua vez recebidos pela aniquilação de oponentes).



Reprovado

O que espantou o Baixaki Jogos... No mau sentido


Desde já, o Baixaki Jogos faz questão de reforçar que foi realmente complicado de encontrar pontos negativos em New Super Mario Bros. Wii. Os itens listados abaixo são, de modo geral, inofensivos à experiência maravilhosa presenciada pelos fãs do bigodudo. Os contras do game simplesmente não se comparam ao excelente nível de diversão propiciado pelos desenvolvedores da Nintendo.

Falta de polimento visual?

Na realidade, isto é mais uma falha do Nintendo Wii do que do game em si. A baixa resolução do console faz com que personagens e diversos objetos contem com muitas bordas serrilhadas. O trabalho de arte e a qualidade surpreendente das animações superam isso, é claro, mas há quem diga que o Wii é capaz de fazer um pouco melhor do que é ilustrado no jogo.
Sem grandes reclamações visuais
 

A aplicação de boas "doses" de filtros "anti-aliasing" (que corrigem as bordas serrilhadas) seria uma possibilidade interessante a ser cogitada para a resolução desse problema. Mas, levando em consideração que o hardware da plataforma da "Big N" não contribui para que os serrilhados sumam (quanto maior a tela da TV, mais visíveis ficarão os pixels da baixa resolução apresentada), não há muito o que fazer, não é mesmo?

Apenas com o Wii Remote

Muitos gamers podem achar que um dos aspectos negativos deste título diz respeito à falta de suporte para controles como o Nunchuk e o Classic Controller. Quanto ao Nunchuk, não faz muito sentido pensar na criação uma jogabilidade ligeiramente mais complexa apenas para que haja uso do controle anexado ao Wii Remote.

Agora, a falta de suporte ao Classic Controller é algo que pode decepcionar alguns fãs de Mario. Há muitas pessoas que preferem a utilização do controle tradicional para jogar com o personagem italiano. O Wii Remote, em posição horizontal, realmente não é o periférico mais confortável e anatômico do planeta, mas é mais que o suficiente para salvar a princesa.

Segura aí! Falhas mínimas na jogabilidade

Motivos? Interação com os movimentos do Wii Remote (que pode causar "glitches" mínimos) e pequenos bugs de interação entre objetos na tela. É difícil de encontrar infortúnios durante a experiência devido à simplicidade dos comandos e da jogabilidade em geral, mas o BJ conseguiu encontrar bugs de movimentação envolvendo itens diversos do cenário.

Há momentos em que Mario não está muito perto de projéteis disparados por inimigos e, ainda assim, sofre dano. Por outro lado, o jogador pode presenciar cenas nas quais o encanador está praticamente encostado em certos objetos ou criaturas hostis, mas não sofre dano algum. Felizmente, esses momentos são bem, bem raros.

É possível, ainda, contestar o efeito de "slow motion" — câmera lenta — quando os personagens adquirem um bônus de um cogumelo, por exemplo. Esse efeito pode atrapalhar o desempenho do jogador em momentos decisivos da ação, ainda mais no modo multiplayer.

Sem modo online

É bem legal jogar em até quatro pessoas no mesmo console, mas também seria interessante compartilhar a diversão com gamers de outros lugares do planeta. Considerando a época em que este jogo foi desenvolvido, era de se esperar que um componente online fosse anexado à fórmula de sucesso da jogabilidade em duas dimensões.

Infelizmente, não há nenhum tipo de interação com a web. Muito menos multiplayer online. Por mais que muitos jogadores sintam falta dessa funcionalidade (ideal para diversão com amigos a longas distâncias), não é possível afirmar que essa "falha" diminui a intensidade da experiência com este excelente game de Mario.



Avaliação Final

Vale a pena?


"Ô". Compra garantida. Por mais que New Super Mario Bros. Wii não explore de forma ampla o potencial inovador da sensibilidade de movimentos dos controles quanto outros títulos destinados à plataforma da Nintendo, a experiência é espetacular. Trata-se de uma ótima oportunidade de reviver aventuras fantásticas provenientes de títulos marcantes na história dos jogos virtuais.
Multiplayer arrasador
 

O melhor é que mesmo quem nunca ouviu falar de Mario, Luigi ou Toad (mas gosta de ação/plataforma, é claro) pode ficar impressionado com o nível de entretenimento gerado pelo título. O game transborda simplicidade e, ainda assim, exige que o jogador aja com sabedoria e velocidade em muitos momentos.

Por fim, New Super Mario Bros. Wii é altamente recomendado para pessoas de todas as idades. Muitas pessoas da No Zebra Network participaram da análise do Baixaki Jogos na área multiplayer do game, tamanha a diversão propiciada por essa funcionalidade. Entretenimento sem preocupações espera aqueles que, mais uma vez (ou mesmo pela primeira vez), tentarem salvar a amada de Mario.