A quinta edição do BIG Festival acontecerá de 24 de junho a 2 de julho no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista, e já está a todo vapor. Os jogos finalistas na premiação do evento estarão disponíveis para o público em computadores, tablets, smartphones e consoles em uma exposição gratuita em que os visitantes podem testá-los e votar em seus favoritos, inclusive jogos em realidade virtual e aumentada.

Os games inscritos serão analisados pelo Comitê de Seleção do festival e os selecionados irão competir em diversas categorias, como Melhor Jogo, Melhor Gameplay, Melhor Som, Melhor Arte, Melhor Narrativa entre outras. Em 2016, o jogo brasileiro Horizon Chase, da desenvolvedora gaúcha Aquiris Game Studio, foi consagrado como o melhor do evento, vencendo na escolha do júri.

Expectativa de crescimento

A expectativa é que o evento supere o sucesso do ano passado, quando o BIG Festival recebeu a inscrição de 515 jogos de 48 países diferentes, sendo quase metade deles (232) produzidos no Brasil. Foram 18 mil visitantes em 2016, sendo 2.400 profissionais do setor.

Mercado de jogos indies está aquecido

“Em 2017 consolidaremos o Brasil como o ‘hub’ de negócios internacionais na América Latina, um feito extraordinário para um setor tão efervescente como o dos games”, diz Eliana Russi, organizadora da área de negócios do BIG Festival.

O BIG Festival tem patrocínio da Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista e Dow Chemical Company; apoio do Centro Cultural São Paulo e parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex-Brasi, e a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais, Abragames. A realização é da Bitsfilmes, Spcine, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e Ministério da Cultura.

Serviço

  • 5º BIG Festival (Brazil's Independent Games Festival)
  • De 24 de junho a 2 de julho (segunda, 26, não abre)
  • De terça a sexta: 10h às 22h / sábado e domingo: 14h às 22h
  • Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro 1000 – Paraíso, SP
  • Entrada: Gratuita