Não é novidade que o PlayStation 4 possui oito núcleos de CPU em sua estrutura. Contudo, os desenvolvedores só podem utilizar seis deles, os outros dois são reservados para o sistema operacional da máquina.

Entretanto, em uma silenciosa e marota jogada, parece que a Sony fez um update em seu SDK (Software Development Kit) e liberou o sétimo core do console para os desenvolvedores. A boa nova foi revelada em um changelog, descoberto pelo usuário DieH@ard do fórum NeoGAF. 

Confira os detalhes do relatório:

Firelight Technologies FMOD Studio API

Detailed Revision History

17/11/15 1.07.03 – Studio API patch release (build 69975)

Features:

LowLevel API – When using System::recordStart the provided FMOD::Sound can now be any channel count, up/down mixing will be performed as necessary.

LowLevel API – Improved performance of convolution reverb effect when wet is 0 or input goes idle.

LowLevel API – PS4 – Added FMOD_THREAD_CORE6 to allow access to the newly unlocked 7th core.

“O que isso significa?”

Com um núcleo adicional de processamento, os desenvolvedores poderão trabalhar melhor nos títulos voltados para a plataforma e entregar uma performance e taxas de frame mais altas ou mais estáveis.

Em janeiro deste ano, a Microsoft fez o mesmo comunicado, mas não foi de maneira silenciosa. Parece que a Sony está sendo bem cautelosa em relação a isso, já que a empresa ainda não deu nenhuma declaração oficial sobre o assunto. Sendo assim, a novidade está sendo considerada como um rumor pela mídia especializada.

Fiquem ligados aqui no TecMundo Games, pois quando a companhia colocar a boca no trombone, anunciaremos com todos os detalhes.

Como você acha que a liberação do 7º núcleo do PS4 vai influenciar sua jogatina? Comente no Fórum do TecMundo Games