A franquia FIFA tem um sucesso comercial enorme todo ano, e isso não é novidade para ninguém. Mas, aparentemente, a popularidade não para de crescer entre os fãs americanos. A EA postou um infográfico esta semana, retratando alguns dos dados coletados ao longo do ano em relação a FIFA 14 na terra do tio Sam.

Entre 2013 e 2014, os Estados Unidos foram o 2º país que mais compraram o game no mundo todo. Além disso, a franquia domina no país, batendo facilmente seu concorrente, o PES. De acordo com a EA, 95% das pessoas que jogam games de futebol jogam FIFA.

Mas esses números só provam o sucesso que a franquia já representa no país. Mas aparentemente, o jogo também está aumentando muito a popularidade do próprio esporte. De acordos com dados da ESPN, a MLS – liga de futebol americana – já se igualou em popularidade à MLB – liga de baseball – entre adolescentes. Mas o que FIFA 14 tem a ver com isso?

Infográfico mostra dados de FIFA 14

  • 34% dos jogadores de FIFA se tornaram fãs de futebol após jogarem o game
  • 50% dos jogadores de FIFA se interessaram por futebol profissional depois jogarem o game
  • O país ficou em 2º no ranking de nações que mais venderam FIFA 14
  • 95% dos americanos que jogam games de futebol, jogam FIFA
  • Houve um aumento de 112% de players jogando com times da MLS em FIFA 15

De acordo com dados levantados pela companhia, 34% dos novatos que jogaram a franquia FIFA se tornaram fãs do esporte, enquanto 50% dos jogadores já familiarizados com o jogo se interessaram ainda mais por futebol profissional.

Calma, calma... E a Copa?

É válido ressaltar que, neste período em que FIFA 14 estava sendo vendido, houve a Copa do Mundo 2014, na qual a seleção americana teve um desempenho excepcional, quebrando recordes de audiência em solo americano. Talvez este evento tenha contribuído também para a popularização do esporte no país.

Mas será que a EA aproveitou a onda da Copa para contar vantagem? Será que o jogo ajudou os adolescentes a se interessarem pela Copa e pelo próprio esporte? Provavelmente tanto o evento quanto o jogo da franquia FIFA contribuíram entre si e também para a mais nova paixão americana. Mas o que você acha? Deixe seu comentário abaixo.