Poucos jogos tiveram o posto de serem mundialmente reconhecidos por qualquer pessoa. Não estamos falando de Red Dead Redemption, GTA, Gears of War ou Forza, mas sim jogos que se tornaram tão icônicos que qualquer pessoa no mundo os conhecem. Tetris certamente é um deles, com a sua música clássica. Porém, parece que décadas depois ele ganhou uma nova função além de divertir.

Pesquisadores do Reino Unido e Suécia descobriram algo muito interessante: jogar Tetris por 20 minutos depois de um acidente de carro pode ajudar bastante a lidar com o estresse pós-traumático do ocorrido. A equipe fez plantão em um centro de emergência e fez o teste com 71 pessoas que vivenciaram um caso similar e que foi em até seis horas antes do experimento.

Quando comparado com o tratamento normal, que consiste em escrever algumas atividades durante 20 minutos para ajudar a distrair a mente, o joguinho da década de 80 se saiu melhor. O número de pacientes foi limitado, mas os resultados foram promissores: o número de memórias intrusivas do acidente foi menor e o tempo para esquecê-las foi mais rápido.

Por se tratar de um estudo de caso em pequena escala, o grupo agora busca financiamento para aplicar em uma quantidade maior de pacientes e verificar os efeitos a médio e longo prazo. Portanto, se você é bom de Tetris, pode ser que ele o ajude a se recuperar do trauma de um acidente de automóvel mais facilmente.