Você é muito fã da série The Legend of Zelda? Muito, muito mesmo? Tão fanático a ponto de transformar a sua própria casa em um sistema automatizado que é controlado por uma boa e velha ocarina? Se a sua resposta foi negativa, então você não chega ao nível do pessoal do canal Sufficiently Advanced no YouTube.

Com muita paciência e conhecimentos avançados de Internet das Coisas, foi possível criar uma casa que responde com determinadas ações aos comandos do instrumento — exatamente como Link faz em The Legend of Zelda: Ocarina of Time.

O resultado é uma casa com muitos fios a mais do que o normal, é verdade, mas tudo parece funcionar normalmente se você tocar as notas certas. Confira:

Tudo em sintonia

O primeiro passo foi instalar um microfone poderoso que "escute" as notas tocadas pela ocarina. Assim, a música opera como se fosse um comando de voz, com a diferença de que a chave é o som produzido pelo instrumento.

Um Raspberry Pi conectado todo o tempo à rede foi configurado para comandar os módulos de WiFi espalhados pela casa. São eles que captam os comandos e autorizam a execução das ações.

Toda a casa ganhou alguns fios e pilhas a mais — tudo por um bom motivo

E não é que funciona muito bem? A canção "Zelda's Lullaby" serve para abrir e travar a porta da frente, a "Sun's Song" liga as lâmpadas e "Bolero of Fire" faz o aquecedor começar a trabalhar. A "Song of Storms" controla o umidificador e a "Minuet of Forest" ativa a pequena bomba d'água que realiza a irrigação das plantas. "Song of Time" diz o horário por uma voz automatizada, "Epona's Song" dá a partida no carro a distância e a clássica "Saria's Song" faz o smartphone disparar um alarme — e você muito provavelmente já sabe qual é o toque.

Via TecMundo.