Embora reproduza fielmente as mecânicas dos jogos originais da série, Crash Bandicoot N. Sane Trilogy traz uma ligeira diferença em uma área muito importante: os pulos do personagem. Algumas decisões feitas pela Vicarious Visions fizeram com que o personagem tenha mais dificuldade em alcançar plataformas, o que já gerou algumas comparações (e vários memes) relacionando o game a Dark Souls.

Alguns fãs investigaram o jogo para descobrir se realmente há uma diferença e chegaram à conclusão de que algo realmente mudou: o formato das caixas de colisão. Em vez de usar caixas planas, a remasterização usa caixas com o “formato de pílula”, o que significa que elas podem escorregar facilmente de bordas.

“Esse formato é usado como padrão pela engine Unity e por outras engines”, explicou o Redditor Tasty Carcass. “Isso significa que, em vez de cair das coisas, você meio que escorrega delas antes, mesmo que seja uma superfície plana”. Em contrapartida, o método pode ser usado para estender os pulos de Crash caso você saiba o que está fazendo (conforme demonstra o vídeo abaixo).

O lado negativo da mudança é o fato de que você está mais propenso a morrer caso seus pulos errem o alvo por alguns milímetros — o que não é exatamente ideal. Questionada sobre o assunto pelo site Eurogamer, até o momento a Activision não fez qualquer pronunciamento oficial sobre o assunto.