Sem qualquer alarde, a Rockstar pegou todo mundo de surpresa ao anunciar que o consagrado GTA: San Andreas chegaria ao Xbox 360 com resolução de 720p e sutis melhorias na distância de profundidade. O anúncio foi feito poucos dias antes da chegada do game à plataforma da Microsoft, no dia 26, último domingo, quando San Andreas assoprou 10 velinhas em sua primeira década de vida.

Se por um lado a nova versão é “jogável”, graficamente falando, por outro ela peca em vários aspectos e fica muito longe de um conceito de “remasterização”. Isso tem explicação: trata-se de um porte direto da versão para Android e iOS com um ou outro filtro a mais.

A apuração foi feita pelo Digital Foundry do pessoal da Eurogamer, onde a equipe constatou que a versão recentemente testada como parte de um recurso do Nvidia Shield é, na verdade, a base para o jogo do Xbox 360. “Colocando lado a lado, os jogos para Xbox 360 e Shield parecem ter combinação – a resolução maior em artwork 2D e os novos recursos front end são praticamente os mesmos, embora o lançamento para o console pareça ter melhor distância de profundidade com relação à versão para Android (mesmo estando configurada para 100%)”, explicou o portal.

Nenhum retoque especial

Infelizmente, GTA: San Andreas não recebeu nenhum retoque especial. O bom é que a Rockstar, de fato, não fez nenhum alarde sobre o lançamento do game para o Xbox 360, como se já soubesse a baixa repercussão que teria. “Infelizmente, com exceção das Conquistas que foram inclusas, há muito pouco amor dado a essa nova edição. Assim como a versão para Android, não há absolutamente nenhum anti-aliasing disponível, enquanto até mesmo a versão original para PC suporta isso”, prosseguiu o site.

A taxa de quadros por segundo permanece apostando segura nos 30, podendo diminuir ocasionalmente dependendo da quantidade de elementos na tela. “Mesmo escalado para 720p e com os recursos extras, está claro que o nível de detalhes não tem nada de excepcional. O jogo não foi concebido para ir além disso. Pelo preço barato a que está sendo oferecido, chegamos a pensar se a opção do Xbox Originals precisaria realmente ter sido descartada”, concluiu.

GTA: San Andreas foi recentemente lançado em 720p para Xbox 360 e está disponível também para PlayStation 2, Xbox, PlayStation 3 (através da seção Classics for PS2), PC, iOS e Android.