É difícil acompanhar a quantidade de jogos que são lançados atualmente – ainda mais mensurar esse volume. Especialmente agora, em que o atual modelo da indústria aposta em remasterizações, releituras de antiguidades, jogos independentes e ótimas propostas no cenário mobile.

Os jogos ditos “grandes” requerem, naturalmente, uma dose especial de atenção. Textos, paráfrases, metáforas, hipérboles, intertextualidade e todos os recursos necessários da nossa escrita. É claro que, como todos sabem, o TecMundo Games preza por um material simples de entender, acessível por todas as massas, e é por isso que anunciamos, orgulhosamente, uma novidade a todos vocês: o Jogo Rápido.

Basicamente, como o próprio nome sugere, a ideia é trazer uma análise curta, em apenas três parágrafos. O objetivo é justamente atender a uma demanda latente que recai sobre nós todos os dias: a quantidade de coisas legais que deixamos passar por não conseguir analisar em função de uma mera questão chamada "tempo". Além disso, o texto segue uma linha editorial propositadamente resumida em cima de três pilares:

  • Resumir toda a experiência que o jogo oferece em um texto rápido, agradável e para quem não tem paciência de ler aquele dilúvio bíblico;
  • Ampliar nosso catálogo de reviews de jogos indies, mobile, remasterizações e títulos de porte não AAA;
  • Entregar um conteúdo diferente, que continua sendo opinativo, ao mesmo tempo que respeita os critérios de uma análise.

Final Fantasy Brave Exvius é um excelente jogo mobile que tem importância sumária

Remasterizações, indies, mobile e os não AAA

Qualquer remasterização nada mais é do que uma versão mais caprichada, especialmente no visual, de uma edição lançada anteriormente. Alguns remasters trazem novas funcionalidades, mas tudo isso pode ser resumido e inclusive linkado à análise realizada originalmente aqui no site.

Desnecessário dizer que o mercado de jogos independentes explodiu na última década. Esses títulos, que preconizam a criatividade sem medo de ser feliz e não dependem de diretrizes corporativas para trazer experiências memoráveis, estão com a porteira aberta faz tempo, praticamente desde os idos de Braid e Limbo, responsáveis, junto a outros jogos, por catapultar esse mercado.

Portanto, é nossa obrigação, enquanto veículo de comunicação, analisar, sempre que possível, essas propostas, que costumam se resguardar em minimalismo para entregar coisas brilhantes.

Batman: Return to Arkham compila Arkham Asylum e Arkham City em formato de remasterização, dois títulos consagrados da geração anterior

Por fim, temos os jogos do mundinho mobile, que cresceu substancialmente nos últimos anos – tanto em receita gerada quanto em relevância – e hoje traz títulos que não ficam devendo em nada para os consoles. Nomes como Super Mario Run, Rayman Adventures, Infinity Blade, Goblin Sword, Fire Emblem Heroes e inúmeros outros RPGs têm sua própria dose de robustez – que pode ser perfeitamente dissecada em cima dessa nova proposta do TecMundo Games.

Análises tradicionais seguem normalmente!

É importante enaltecer que nossas análises tradicionais continuarão sendo postadas normalmente, focando, principalmente, nos jogos mais importantes do mês. Os reviews feitos em Jogo Rápido buscam apenas complementar o nosso catálogo existente ao mesmo tempo em que apostam num formato diferente, com direito a uma nota numérica ao final, assim como o padrão tradicional.

Portanto, naturalmente, menos detalhes serão dissertados nesse modelo curto. A ideia é que o redator possa justamente ser mais conciso e abordar todos os pontos necessários, aqueles que o jogador sempre busca saber e cujos méritos foram apontados acima – e quando o leitor não quer interpelar um texto gigante para isso.

Hyper Light Drifter é um ótimo indie que faz tributo aos old-school

Seu feedback é importante!

Trata-se de um novo formato que o TecMundo Games está inaugurando com carinho especial por você, leitor, e para continuar apostando em novas formas de entregar um dos melhores conteúdos de games da internet. Portanto, todos os feedbacks de vocês serão sempre muito bem-vindos!

O nosso piloto para esse projeto é o Mighty Morphin Power Rangers: Mega Force, um beat'em-up bem decente. Clique aqui para acessar, ler e opinar. Nos vemos nas jogatinas!