Famosa por vender todo tipo de periférico para jogos, a Mad Catz afirmou que vem notando um aumento da venda de joysticks voltados para jogos de aviação e exploração espacial – os chamados “flight sticks”. Analisando o sucesso do seu modelo Saitek X-52, o diretor de relações públicas da empresa, Alex Verrey, atribuiu esse crescimento aos games passados do espaço sideral e ao aumento do interesse dos jogadores pela realidade virtual.

“Durante a maior parte do ano passado, o sistema HOTAS [sigla em inglês para ‘mãos no acelerador e na alavanca’] foi o produto mais vendido da companhia. E isso se deve a Elite: Dangerous, Star Citizen e todo esse negócio de VR. Nós literalmente não conseguíamos fabricar [esses produtos] rápido o bastante [para acompanhar a demanda]”, afirmou o executivo.

Da realidade para os games

Questionado se realmente acha que esse aumento foi causado pelo interesse do público por jogos em realidade virtual, Verrey afirmou que não há qualquer dúvida sobre o assunto e que ele acredita firmemente nisso. Segundo o diretor, a Mad Catz está apostando agressivamente nesse mercado, ao ponto de ter até uma linha de produtos voltados especificamente para Elite: Dangerous – o próprio joystick da empresa aparece dentro do game.

“Nós temos o X-52 codificado dentro do jogo para que você tenha uma representação gráfica completa [do controle] quando olhar para baixo. [...] Também vamos lançar uma linha exclusiva de hardware para Star Citizen que vai sair mais tarde neste ano, e ela está muito legal. Estamos pegando nossos produtos HOTAS e os adaptando de forma específica para esse título”, acrescentou.

Verrey afirma que esse tipo de iniciativa demonstra um grande impulso para o uso de flight sticks em jogos de realidade virtual. Durante a feira de tecnologia CES, até mesmo a HTC utilizou esse tipo de acessório para demonstrar seus óculos de RV, o Vive. De acordo com o executivo, a onda está afetando até mesmo a produção de kits de desenvolvimento para headsets VR, com parceiros da Mad Catz correndo para incluir os joysticks nos seus conjuntos.

Brincando de fazenda

Além dos acessórios voltados para jogos de voo e exploração espacial, outra linha de produtos da Mad Catz que fez um sucesso inesperado ano passado foram seus controles especiais feitos para Farming Simulator. “Eles se mostraram extremamente bem-sucedidos para nós, melhor do que qualquer um imaginaria. Não seria ótimo se eles codificassem isso para RV? Você poderia ligar o seu Rift e estar no seu trator, andar na sua fazenda”, ponderou Verrey.

Você compraria um acessório especial para aumentar a imersão de jogos em realidade virtual, se já tivesse os óculos necessários? Comente no Fórum do TecMundo Games