Nos games, julho foi gélido como o inverno. Não por ser o mês que marca o ponto alto da estação mais fria do ano, mas sim por trazer poucos lançamentos de peso durante o período – tanto que, em nosso especial do mês passado, tivemos que reduzir o tradicional Top 10 a um Top 5, tamanha a escassez de títulos substanciais.

Mas, em agosto, a história é bem diferente. O oitavo mês do ano é triste por marcar o fim das férias, mas alegre por voltar a trazer lançamentos que valham o nosso rico dinheirinho – cada vez mais suado, é verdade.

PlayStation 4, Xbox One e Switch com seu Mario + Rabbids: Kingdom Battle receberão lançamentos de peso que abrem alas para setembro, e o nono mês do ano está ainda mais excepcional. Mas, por enquanto, fiquemos em agosto. Confira o Top 10 do mês!

10. Ark: Survival Evolved (PS4, Xbox One e PC) – dia 29

Após muito, mas muito tempo em Early Access no Steam e a eventual chegada ao Xbox One, Ark: Survival Evolved, o jogo de sobrevivência em mundo aberto com dinossauros, até que enfim será lançado em sua versão final. O game engajou um monte de gente ao longo do período de desenvolvimento e prometeu todas as melhorias fornecidas graças ao feedback da comunidade.

9. F1 2017 (PS4, Xbox One e PC) – dia 25

Um dos simuladores mais importantes do cenário automobilístico ganhará sua edição 2017. Neste ano, Formula 1 quer abraçar jogadores mais novatos da franquia ao oferecer uma jogabilidade mais simplificada, sem jamais deixar de lado as bases que construíram a série. Uma imensa seleção de pistas e veículos inéditos vai agradar os veteranos também.

8. Agents of Mayhem (PS4, Xbox One e PC) – dia 15

Inspirado em Saints Row e nas animações da Pixar, Agents of Mayhem colocará os jogadores em disputas frenéticas temperadas por gráficos cartunescos, heróis caricatos, habilidades a serem desbloqueadas e muito tiroteio. Além, é claro, daquela boa dose de piadas que uma inspiração assim merece.

7. LawBreakers (PS4 e PC) – dia 8

Cliff Bleszinski, o criador de Gears of War, acabou de polir seu novo projeto e finalmente vai lançar ao mundo todo LawBreakers. Seu novo estúdio, a Boss Key Productions, prepara um shooter multiplayer recheado de influências baseadas em tudo que o gênero viu até aqui.

6. Yakuza Kiwami (PS4) – dia 29

O remake do primeiríssimo Yakuza, lançado em 2005 para PS2, finalmente chegará ao PS4. A SEGA prometeu um redesenho completo do título que debutou uma das franquias mais importantes do Japão. No Ocidente, ganhou notoriedade, mas sempre chega com meses ou anos de atraso – e Kiwami não é diferente, pois já está no Japão há mais de um ano.

5. Hellblade: Senua’s Sacrifice (PS4 e PC) – dia 8

Com uma estética tribal que lembra Horizon: Zero Dawn e um gameplay relativamente simples, Hellblade também passou por uma novela de adiamentos e finalmente verá a luz do dia. A narrativa é a grande promessa dessa aventura pré-histórica que se resguarda em elementos de RPG e tem uma pegada sombria.

4. Sonic Mania (PS4, Xbox One, PC e Switch) – dia 15

Produzido em comemoração aos 25 anos de existência de um dos mascotes mais queridos da história dos games, Sonic Mania se inspira nos títulos originais, lá do final dos anos 80 e começo dos 90, numa aventura em side-scrolling com gráficos em 2D que remasterizam fases clássicas e acrescentam telas novas. Um banho de nostalgia!

3. Life is Strange: Before the Storm – Episode 1 (PS4, Xbox One e PC) – dia 31

Antes da tempestade, vem a calmaria. O sucesso de Life is Strange foi suficiente para que a Square Enix anunciasse não só uma sequência como também um prequel. Before the Storm mostrará os eventos que antecedem a aventura principal e terá Chloe Price como personagem central.

2. Uncharted: The Lost Legacy (PS4) – dia 22

Ambientado numa situação paralela aos eventos de Uncharted 4, The Lost Legacy é um título que vai além de mera expansão e trará uma aventura completa recheada de colecionáveis, novos cenários e mecânicas inéditas de combate, focadas principalmente em stealth. Aqui, Chloe Fazer, velha conhecida da franquia, desbrava as montanhas da Índia ao lado de Nadine Ross, que foi projetada em Uncharted 4.

1. Mario + Rabbids: Kingdom Battle (Switch) – dia 29

Um dos anúncios mais legais da E3 2017 na conferência da Ubisoft foi, sem sombra de dúvidas, a união da publisher com a Nintendo, numa apresentação que teve direito a Shigeru Miyamoto no palco da Ubi. Mario + Rabbids Kingdom Battle é abertamente inspirado nas mecânicas de XCOM com o charme dos Rabbids e o carisma de Mario. E também argumento de venda que seja capaz de justificar a aquisição de um Switch, ao lado, é claro, de outros exclusivos que estão previstos ao console ainda este ano.

Menções honrosas

Se os 10 títulos apresentados até agora não foram suficientes para você, as menções honrosas também chamam atenção: temos Patapon Remastered, Nidhogg 2, The Escapists 2, Absolver, Hello Neighbor, Everybody’s Golf, Windjammers, Pillars of Eternity: Complete Edition e Resident Evil Revelations 1 nos consoles da atual geração, entre outros. Prepare-se para setembro e outubro, que prometem esvaziar nossos bolsos!

O que você pretende comprar em agosto?

Conte aqui embaixo, na seção destinada aos comentários!