Dispondo de um universo interessante, uma boa premissa e personagens carismáticos, Middle-Earth: Shadow of War tem tudo para ser um dos maiores jogos deste ano. Obviamente, a Warner Bros. não poderia deixar que ele fosse perfeito: no último fim de semana, a empresa anunciou que o game vai ter um sistema de caixas de loot e microtransações que podem envolver o uso de dinheiro real.

As caixas aleatórias disponíveis no jogo garantem armas e armaduras com raridade variada, incentivos temporários para seu ganho de experiência e seguidores com raridade e força variada. Os itens vão ser divididos nas categorias “Loot Chests”, “War Chests”, “XP Boosts” e “Bundles”, podendo ser adquiridos com duas moedas: Mirians e Gold.

Os Mirians podem ser adquiridos dentro do game ao derrotar orcs específicos, destruir equipamentos, matar seguidores ou encontrando depósitos deles escondidos pelo mapa. Já o Gold, que pode ser usado para abrir baús mais raros, é adquirido em pequenas quantidades em partes específicas da aventura, mas a forma mais fácil de obtê-lo é abrindo a carteira e pagando dinheiro real por isso.

Warner: microtransações são totalmente opcionais

Segundo a Warner Bros., todos os itens que podem ser adquiridos com Gold podem ser obtidos normalmente ao simplesmente jogar Shadow of War. “Tudo que um jogador pode comprar com Gold também pode ser adquirido gratuitamente no game com o tempo, mas ele dá aos jogadores a opção de adquirir tudo isso mais rapidamente”, afirmou a empresa.

Tudo que um jogador pode comprar com Gold também pode ser adquirido gratuitamente no game

“Não, o Gold não te dá qualquer vantagem sobre outros jogadores. Um jogador que investir tempo o suficiente pode progredir o mesmo tanto e ter acesso ao mesmo conteúdo que um jogador que comprar Gold. Isso não é algo necessário para progredir ou avançar no game”, explica o gerente de comunidade da Monolith, identificado como Jared.

Até o momento o preço necessário para comprar a moeda virtual não foi especificado pela Warner Bros., mas a simples introdução de microtransações em um game single player com preço cheio já está gerando insatisfação entre muitos fãs. Muitos se preocupam que uma mecânica do tipo pode destruir a economia do game, algo que Jared garante que não vai acontecer. “Está lá como uma opção para os jogadores. Sinta-se livre em jogar como você decidir”, afirmou ele.