A Bethesda quer que todos os jogadores que resolvam se aventurar na Wasteland de Fallout 4 estejam bem informados a respeito de como funcionam algumas mecânicas do jogo. Eles fizeram uma "série educacional" chamada S.P.E.C.I.A.L., que já conta com três episódios e discorre sobre os sete atributos presentes no game.

Desta vez, os desenvolvedores publicaram um vídeo que explica mais sobre o sistema de estatísticas e perks (habilidades especiais) do seu personagem, monitorados através do Pip-Boy, o clássico acessório carregado no pulso do protagonista.

A nova estrutura de perks de Fallout 4

Especificamente sobre os perks, é mostrado como funciona a estrutura para escolha destas habilidades especiais: são 70 delas, que contam ainda com diversos "níveis", levando o número total a 275 "poderes" possíveis.

Estrutura S.P.E.C.I.A.L.

Estes perks são distribuídos e escolhidos cada vez que você sobe de nível com seu personagem. Eles podem ser selecionados de acordo com a quantidade de pontos dos S.P.E.C.I.A.L. – que consistem em strength (força), perception (percepção), endurance (resistência), charisma (carisma), intelligence (inteligência), agility (agilidade) e luck (sorte).

Os atributos S.P.E.C.I.A.L.

A escolha das habilidades fica a cargo do jogador e pode ser feita a qualquer momento no decorrer do jogo.

Fallout 4 será lançado para PlayStation 4, Xbox One e PC no dia 10 de novembro.