A companhia que entregou ao mundo dos games as séries Mario Bros., Pokémon, Donkey Kong, The Legend of Zelda e tantas outras está comemorando hoje, 22 de setembro, seu 125º aniversário.

Antes que você fale “ué, BJ, mas já tinha video game em 1889?”, a gente explica. Muito antes da invenção dos jogos eletrônicos, a Nintendo fez sua estreia no mercado fabricando cards no estilo baralho. Desde lá até agora, a empresa já fundou uma rede de televisão, uma linha de alimentos e até uma rede de hotéis.

Foi apenas nos anos 70 que a Nintendo começou a atuar no ramo dos games, atingindo enorme sucesso na década seguinte com Donkey Kong, jogo que, além do famoso gorilão de gravata, trazia também o encanador que viria a tornar-se seu maior ícone.

Veni, vidi, vici

Essa jornada contou com o lançamento de vários consoles e portáteis de sucesso até que a Nintendo se transformasse em um império de US$ 85 bilhões — em março deste ano, a companhia revelou já ter vendido 670 milhões de unidades de hardware e 4,23 bilhões de unidades de software.

Para saber mais sobre a Big N e seu importante papel na História dos jogos eletrônicos, sugerimos a leitura desses especiais do BJ dedicados a ela: