Considerado por muitos como o melhor game da franquia, Duke Nukem 3D fez, na última sexta-feira (29), 20 anos! Sim, meu caro leitor, no início de 1996, a 3D Realms desenvolveu essa obra-prima que conquistou milhões de jogadores ao redor do mundo.

As palavras de baixo calão, os cenários sensacionais e o estilão despojado do protagonista tornaram o título um marco na indústria. Junto com Doom e Wolfenstein 3D, a série Duke Nukem é uma das responsáveis por popularizar o gênero FPS (First Person Shooters).

O game se passa logo após os acontecimentos dos anteriores, Duke descobre que Los Angeles foi atacada por alienígenas, e que o departamento de polícia (LAPD) foi totalmente transformado em monstros — sim, aqueles bichos que parecem uns javalis nada mais são do que policiais que foram vítimas de estranhas mutações.

A franquia na atualidade

Infelizmente, a mais recente versão do polêmico shooter não atingiu as expectativas, mesmo após um bom tempo de desenvolvimento. Duke Nukem Forever foi anunciado em 1999. Entretanto, a obra só foi lançada em 2011.

O título prometia ser o game definitivo, apresentando o protagonista a uma nova geração de jogadores e trazendo de volta um dos ícones dos títulos de tiro em primeira pessoa. Porém, ele recebeu um belo pontapé no traseiro, tanto dos fãs quanto da mídia especializada. Parece que quem é rei pode perder a majestade.

Você curte a franquia Duke Nukem? Qual é a sua parte preferida? Comente no Fórum do TecMundo Games