O site Windows Central obteve documentos internos de uma pesquisa encomendada pela Microsoft para saber qual é o perfil dos jogadores de Xbox One. No total, foram entrevistadas 2 mil pessoas residentes dos Estados Unidos. De acordo com o relatório, 58% dos donos do console são do sexo masculino.

A média de idade predominante é a entre 25 e 34 anos (28%), seguida por 35 a 44 anos (23%), 18 a 24 anos (18%), 45 a 54 anos (15%), 13 a 17 anos (10%) e 55 a 65 anos (6%). Dessa porcentagem, 45% afirmam que moram com uma esposa ou companheiro, enquanto outros 23% disseram que ainda moram com os pais. A Microsoft também quis saber qual a renda familiar anual dos gamers: 21% disseram entre US$ 50 mil e US$ 75 mil e outros 21% entre US$ 75 mil e US$ 100 mil. 

Outro ponto do estudo diz respeito ao comportamento dos jogadores e como eles se sentem em grupos online. Segundo a pesquisa, 53% se declararam interessados em experiências focadas em socialização; por isso, eles possuem quatro vezes mais amigos acima da média geral e gastam até 17 horas por semana em jogos multiplayer. Além disso, 49% são classificados como "exploradores", pois investem em todo tipo de game, sendo que a média é de 15 jogos por ano dentro desse grupo - assinantes de serviços como o EA Access entram nessa seção.

 

Há ainda os que optam por ter o maior número de conquistas, com 31% de jogadores que têm um ranking no Gamerscore duas vezes maior que o dos players mais casuais. Eles gastam em média 37 horas por mês na Xbox Live e jogam aproximadamente 14 horas de multiplayer por semana. 

A Microsoft também captou respostas de outros 8 mil jogadores em quatro países para identificar "12 aspectos essenciais" de motivação para os games. A partir daí, a empresa elaborou nove tipos de players e suas preferências na hora de jogar video game. 

Os "experts"

O segmento 9, por exemplo, é composto pelos "Experts", que gastam tempo e dinheiro em aventuras que priorizam o gênero RPG e temas como ficção científica e fantasia. Os "Contenders", por sua vez, são jogadores mais competitivos, que buscam por customizações e conquistas. Já os "Companions" preferem jogar perto da família ou dos amigos, e os "Soloists" gostam de jogos com campanhas single-player e ficam mais tempo na frente da tela do que os jogadores de outros segmentos.

No geral, a Microsoft constatou que a comunidade de jogadores do Xbox é bastante diversificada. As pesquisas foram compartilhadas com desenvolvedores parceiros para ajudar a entender melhor a audiência e, com isso, atender à demanda. 

E você, se considera qual tipo de jogador? Escreva aqui embaixo, nos comentários.