Muita gente ainda está embarcando na era do PlayStation 4 e Xbox One, mas parece que as fabricantes de consoles já estão planejando modelos ainda mais robustos para rodar jogos com tecnologias de realidade virtual.

Caso a informação do site WCCFTech seja verdadeira, Sony e Microsoft estão trabalhando no desenvolvimento do PlayStation 5 e do Xbox Two (que podem ter outros nomes) e pretendem disponibilizá-los já em 2018, sendo que os dois aparelhos trarão APUs da AMD.

Tais detalhes foram revelados por uma fonte próxima à AMD, que também confirmou que os novos chips terão cinco vezes mais desempenho por watt dos que equipam os atuais video games. Na teoria, isso quer dizer que teremos componentes de hardware com o mesmo consumo de energia, mas com um nível de performance absurdo.

Ainda de acordo com o WCCFTech, os componentes utilizados atualmente no PS4 e XOne não têm poder suficiente para rodar aparelhos de RV com alta qualidade gráfica (como é o caso do Oculus Rift, que é programado para rodar a 2160x1200 pixels com taxa de 90 frames por segundo). As próximas APUs devem mudar este cenário, porque a AMD está trabalhando com foco neste tipo de novidade.

A notícia ainda vem para pôr um quase ponto final na história de que teríamos um novo PlayStation 4 com mais poder de fogo, já que a AMD teria deixado claro que não vai produzir outras APUs para Sony e Microsoft antes de 2018. Obviamente, tudo pode mudar em um curto espaço de tempo, então resta aguardar por novidades.

Será que o PlayStation 5 e o Xbox Two vão revolucionar a forma como jogamos? Comente no Fórum do TecMundo Games