Uma espécie de “Steam para games independentes”, o sistema Itch.io tem sofrido recentemente com uma série de vendas fraudulentas de títulos. Em certas ocasiões, até mesmo games que não fazem parte da plataforma são comercializados com “descontos imperdíveis”, resultando em muitos compradores que só descobrem o erro após terem aberto suas carteiras.

O que difere o Itchi.io de outras plataformas é o fato de que ele não filtra seus conteúdos, servindo como um mercado aberto. Muitas pessoas se aproveitam disso para oferecer games que, na prática, se tratam de versões compactadas da estrutura de arquivos do Steam — prejudicando tanto os consumidores quanto desenvolvedores independentes que só querem se conectar diretamente a seu público.

Diante da situação, a empresa responsável se comprometeu a reforçar seu compromisso em banir qualquer pessoa que abuse do sistema para enganar outras. Para isso,a  companhia se viu forçada a restringir acesso a seu método de pagamento discreto que permitia “pular” seus sistemas e realizar transações diretamente através de contas do PayPal.

“Embora isso possa ser bom para alguns vendedores, isso significa que alguns fraudadores estão escapando com o dinheiro sem termos como intervir”, afirmou a companhia em um comunicado oficial. Embora a notícia seja ruim, é compreensível que tal atitude seja necessária para que o Itch.io não se torne uma “terra de ninguém” dominada por enganadores.