A decisão de Neymar de se aventurar no futebol francês deve trazer problemas não somente ao Barcelona, que vai precisar de um novo atacante, como também à Konami, responsável pela série Pro Evolution Soccer. Tudo isso porque um acordo entre a desenvolvedora e a equipe espanhola resultou em uma imagem de capa na qual o craque aparece vestindo a camisa da sua agora ex-equipe.

Como se isso não fosse problema suficiente, boa parte do material de marketing de Pro Evolution Soccer 2018 dava bastante destaque a Neymar vestindo a camisa do Barcelona. Enquanto a edição normal do jogo dá destaque a Luis Suarez, a FC Barcelona Edition traz o brasileiro como uma peça central de sua composição.

Claro, não foi somente o Barcelona que recebeu “tratamento especial” da Konami neste ano (equipes como o Borussia Dortmund e o Liverpool também entram nessa lista), mas a combinação entre a equipe e Neymar foi uma peça central na campanha de marketing do game. Na prática, a saída do craque não deve mudar a qualidade do título, mas deve representar um “pesadelo” para o time responsável por sua divulgação.

Embora a saída do jogador esteja praticamente confirmada, há chances de que entraves financeiros relacionados ao “fair play econômico” possam barrar sua ida ao PSG. Por mais improvável que isso pareça, no melhor dos casos a Konami vai promover em sua capa um jogador do Barcelona que já deixou claro que não pretende mais ficar na equipe.

Vale notar que PES 2018 não é o único jogo esportivo nessa situação neste ano: Kyrie Irving, capa de NBA 2K18, pode não usar durante muito tempo o uniforme dos Cavaliers que veste no material promocional. De certa forma, esses casos lembram um pouco a “Maldição Madden”, que costuma  determinar que atletas que aparecem em sua embalagem geralmente sofrem algum problema grave na temporada seguinte.