Com a grande quantidade de speedrunners se esforçando para terminar jogos clássicos no menor tempo possível, é provável que pouca gente ficasse impressionada com alguém que levou 5 anos para concluir The Legend of Zelda: Ocarina of Time. No entanto, no caso de Terry Garret, o feito realmente é de surpreender, já que o rapaz conseguiu finalizar o título mesmo sendo totalmente cego e dependendo apenas de feedback auditivo do game.

Enquanto a maioria dos jogadores pode simplesmente olhar para a tela e ver o que devem fazer e para onde ir, Garret tinha que usar os ruídos produzidos pelo jogo para se localizar no seu espaço tridimensional. Para realizar a façanha, o jogador posicionou alto-falantes em ambos os lados de sua cadeira e jogou o título por meio de um emulador, o que permitia que ele salvasse o jogo rapidamente para tentar refazer algo que fizesse errado.

Usando uma persistente tática de tentativa e erro, Garret vem fazendo uploads de sua saga com OoT desde 2011, quando compartilhou seu avanço pela Grande Árvore Deku, a primeira masmorra do game. Durante a longa jogatina, um dos elementos mais interessantes é observar o uso do famoso hookshot como uma forma de se localizar, já que o aparato emitia sons distintos caso batesse na parede ou prosseguisse pelo ar sem interrupções.

Força de vontade sobre-humana

Entre todos os seus vídeos, um dos mais impressionantes certamente é o que mostra Garret usando a tática do gancho para superar os desafios do infame Templo da Água, reparando em variações minúsculas no som do acessório para saber como executar as sequências de movimentos necessários. Considerando que essa parte do jogo é algo frustrante até mesmo para jogadores com plena visão, o feito do deficiente visual é nada menos que assombroso.

Depois de longos 5 anos de tentativa e erro, Garret final postou no dia 2 de janeiro de 2016 o vídeo com os momentos finais do jogo, incluindo a fuga do castelo e o combate final contra o vilão Ganon. E se isso não é impressionante o bastante para você, então veja a seguir vídeo com o rapaz jogando umas das músicas de Guitar Hero no nível Hard.

Conhece algum feito gamer mais impressionante do que um deficiente visual terminando Zelda: Ocarina of Time? Compartilhe no Fórum do TecMundo Games