Pipe Mania é um nome conhecido ( modo de dizer) desde 1989 em uma versão criada para computares. O jogo é do gênero puzzle com um nível de desafio plausível e ao mesmo tempo estupidamente simples.
O Pipe Mania que estamos analisando aqui é uma versão lançada em 2008 para múltiplas plataformas. Já a jogabilidade consiste em algo que você já deve ter jogado na Internet ou no mini-game para hackear máquinas em Bioshock, uma proposta antiga do tipo “nunca falha”.

Hey! Isso não é cano, seu jogo mentiroso! Tudo que o jogador precisa fazer, em resumo, é posicionar canos, ou algo que possua a mesma função de escoamento de líquidos, em um cenário dividido por setores quadriculares. Cada quadrado suporta um cano. Como objetivo, é necessário criar uma via para a água sair de um ponto para o outro, sem ocorrer vazamentos.
Para tornar tudo mais interessante, há alguns detalhes adicionais nessa missão como o fato de o jogador não poder escolher qual o tipo de cano que ele pode posicionar e também ter que trabalhar em um determinado prazo de tempo que é definido pela velocidade da água. Caso o jogador tenha terminado sua obra velozmente, ele pode acelerar a ação do game e terminar a fase sem ter que presenciar a lenta passagem da água.
Outros fatores também podem “atrapalhar” o jogador como a destruição imprevisível de canos, causada por poderes especiais de adversários. Enfim, tudo é muito simples e é possível adquirir pontuações maiores de acordo com o desempenho que é avaliado pela eficiência, quando o jogador não desperdiça muitos canos.
Também, quanto maior o sistema aquífero, maior será os pontos a serem ganhos. E existem canos especiais que permitem dois fluxos de água no mesmo local, conseguir fazer com que a água atravesse os dois orifícios desses canos dá ao jogador mais pontos.
aprovado
Gostamos? Ha ha ha ha ha ha... Sério?

Não que Pipe Mania seja necessariamente um horror, contudo ele é tão simples e “fraquinho” que dá até um pouco de dó dele, a ponto de gerar um pouco de simpatia no jogador. Ele é um produto de nível baixo de produção e, levando isso em conta, nós prestamos nosso respeito aos desenvolvedores que cientemente criaram um “joguinho” que deve ser experimentado causalmente.

Versões para PSP e DS

Lava é tipo água, só que quente... Nós achamos que as versões para PSP e DS são mais apropriadas diante a proposta de Pipe Mania. Como já mencionado, trata-se de um jogo casual e, portanto, é mais apropriado estar sempre disponível na mão do consumidor que deve jogar isso sem muito comprometimento.

Desafiador

É difícil confessar isso, mas é divertido montar os caninhos para a água passar. A tarefa é de fato simples, só que exige a habilidade do jogador de montar rapidamente todo o esquema de encanamento apenas com recursos limitados aos tipos de canos que o jogo escolher e contra fatores que tornam tudo mais complicado, como o tempo e os ataques inimigos.

Um pouco de variedade

Pipe Mania altera um pouco o visual, inimigos e até temas, ao existir fases em que os canos viram trilhos de trem e a água trens, com o progredir da aventura. Isso é bom para tornar a experiência menos monótona.
reprovado
A história só podia ir esgoto abaixo

Pipe Mania também tem uma história, meio estranha, mas pelo menos tem. Trata-se sobre a ilha dos encanadores, com encanadores vilões e encanadores heróis. Ela exibe alguns personagens distintos e é exibida discretamente no jogo. Todavia, realmente não sentiríamos falta do enredo.


Não há nada de empolgante na trama, sendo que o roteiro foi criado pra apanhar todas as idades de publico e deve ter sido difícil criar algo para o contexto de jogabilidade. Mesmo levando isso em questão, a história esta ruim e não é simplesmente dispensável, ela devia ser removida.

Jogabilidade repetitiva

Do começo ao fim, Pipe Mania é sobre montar um sistema de esgoto (ou algo semelhante), sempre do mesmo jeito. Apesar de sempre ter novas fases, o jogo não fornece saltos nas atividades a serem realizadas ou na ação para que o jogador receba uma dose de empolgação.

Qualidade

Gráficos e sons não exibem nada espetacular. Você não irá se empolgar em nada relacionados a esses aspectos em Pipe Mania. Não esperávamos tão pouco mesmo de um jogo que era para ser simples, mas o básico ele fornece: você consegue identificar as figuras sem fazer careta.

vale a pena?

Você tem um DS ou um PSP e quer um desafio do tipo puzzle bem casual? Ok, vale a pena. Caso contrário, passe longe desse título. Está certo que Pipe Mania é divertido com sua simplicidade e tipo de desafio, mas quando há outras opção melhores é melhor ignorar esse potencial de entretenimento.